Um novo desafio para Joaçaba

Joaçaba 10/05/2010: O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela TAFISA – The Association For International Sport for All – entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. Trata-se na verdade de uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, e acontece anualmente na última quarta – feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. Neste ano, Joaçaba participa pela primeira vez e já convoca a todos joaçabenses na luta conta o sedentarismo, quando no dia 25 de maio, toda a cidade deverá por pelo menos 15 minutos realizar algum tipo de atividade física que rompa com a sua rotina particular.

Nesta segundo ano, Joaçaba compete com a cidade de  Daniel Flores, na Costa Rica. O desafio consiste em ver qual das duas cidades consegue mobiliar mais pessoas na luta contra o sedentarismo. “Estamos nos planejando, mas desde já pedimos para que todos participem de forma efetiva, para que muito mais que vencer a cidade de Costa Rica, possamos criar um habito mais saudável em nossa cidade” a superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Esporte e coordenadora do Dia do Desafio na cidade, Mirian Dolsan.

É no dia do desafio, que pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de calculo o numero oficial de habitantes do município. “A competição é apenas estímulo à participação! Os “vencedores” são os cidadãos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.” Explica Rosangela Schiudini coordenadora do SESC de Joaçaba, que é a entidade responsável pela promoção do evento em toda a America Latina

A meta de superar os números do ano passado

Em 2010, na sua primeira participação, o município de Joaçaba, conseguiu mobilizar aproximadamente 5.500 pessoas, que representou 21,70% da população. A meta deste ano é superar essa marca. “ Por isso estamos convocando as principais entidades representativas de nossa cidade, para que nos ajudem a mobilizar ainda mais. CDL, Unoesc, Acioc, Sindilojas, Gered, Câmara de Vereadores, enfim, todos estão convocados a vencer a lutar contra o sedentarismo” argumentou Mirian.

Como funciona

As cidades inscritas são agrupadas em 7 categorias, de acordo com o número oficial de habitantes.Para as cidades brasileiras, será considerado o número oficial do IBGE, contagem da população 2009. Para as cidades do exterior número oficial de habitantes será fornecido pelos órgãos municipais responsáveis pelo evento. Após o encerramento das atividades, os Coordenadores Regionais, informam os resultados de cada cidade na área restrita do site do Dia do Desafio, até às 12h do dia 25 de maio. O resultado das parcerias somente será exibido no site depois de inseridos os dados das duas ou três cidades competidoras.  O maior prêmio para a cidade vencedora é a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. “A adesão ao Dia do Desafio demonstra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável, pois através desse movimento, indivíduos, grupos, instituições privadas e públicas estabelecem objetivos comuns, que servirão para enriquecer e desenvolver os valores da cidadania em crianças, jovens, adultos e idosos.” Conclui Rosangela

Uma comissão formada pela secretária de educação Marilena Detoni, pela Presidente da Fundação Municipal de Cultura e Esporte e pela diretora de cultura do município já estão atuando no planejamento e mobilização de toda a cidade. “Iremos começar com o trabalho efeito na próxima semana e contamos desde já com o apoio de todas as pessoas para superar esse desafio” finaliza Mirian. Informações mais detalhadas no http://desafiojba.blogspot.com .