Assistência Social de Joaçaba promove a primeira reunião de 2011

Na última segunda-feira (21)  O Setor Social de Joaçaba realizou a primeira reunião deste ano. O objetivo do encontro foi definir diretrizes no que diz respeito ao trabalho efetuado com os idosos. Na ocasião estiveram presentes representantes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Referência Social), Conselho do Idoso, UNOESC, Centro da Melhor Idade além de outras entidades do município.

Através das avaliações feitas no final do ano passado, a Secretaria de Ação Social percebeu a necessidade de pensar a qualidade de vida do idoso num âmbito maior.  Para isso foi pertinente reunir todos os órgãos que trabalham com os idosos do município para esclarecer as políticas que já são praticadas e nortear melhor os serviços oferecidos pelo setor.

A Coordenadora do CRAS, Maristela Abatti Schiller, entende que a parceria efetiva entre as entidades é essencial para bons resultados. “Pudemos esclarecer as responsabilidades de cada um e então ver o que está faltando. Além disso, já projetamos algumas obras ligadas à cultura, esporte, teatro, saúde e educação. Muitos idosos analfabetos querem aprender a ler e a escrever e essa é uma ação que debatemos nesta reunião”conta.

DIA DA MULHER

Em uma atuação conjunta com a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional), AMMOC (Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense), Território da Cidadania e Sindicatos Rurais a Prefeitura de Joaçaba está planejando um dia especial para as mulheres trabalhadoras rurais. “Ainda não temos data definida para o evento, mas este dia será destinado para a mulher do campo aprender mais sobre os seus direitos. Estamos contatando a Maria da Penha para vir palestrar, mas tudo vai depender da agenda dela. Esperamos que dê certo, pois vamos ter um público de mais de 600 mulheres da nossa região”, finaliza Maristela.