Carnafolia 2011: CCO vai a Câmara de Vereadores esclarecer fatos sobre o evento!

Na noite desta quarta-feira, (23) o assessor de turismo da Prefeitura de Joaçaba, Junior Sá, esteve na Câmara Municipal de Vereadores, para prestar informações sobre o evento, Carnafolia 2011, que acontece dos dias 4 à 8 de Março, na Praça da Catedral. “Avaliou positivamente, deixamos tudo bem claro aos senhores vereadores, até porque não existe o que omitir. O mais importante é que foi possível esclarecer uma série de informações deturpadas que estavam prejudicando o nosso evento” avaliou Sá.  Acompanhado da advogada da Procuradoria do Municipal Vânia Brandalise, um dos principais objetivos era prestar informações a respeito dos processos licitatórios em andamento. Porém, a reunião também esclareceu outros pontos pertinentes ao evento. Sobre o planejamento do EventoNo inicio da fala do assessor de turismo, que assumiu da diretoria de eventos, sem remuneração, apenas com o acumulo de função, foi abordado à realização de grandes eventos no ano de 2010, como o aniversário da cidade, o resgate do desfile cívico de sete setembro e o novo Natal Encantado. “Todas essas ações, obtivemos grande êxito. O que é importante reforçar, é que em cada um deles, realizamos simulação e testes, afim de chegar em coeficiente para realização do Carnafolia.” Destacou.Segundo Sá, a administração vem durante todo o ano, discutindo com membros da comunidade e principalmente o judiciário e o Ministério Público, questões relativas ao evento. “O nosso planejamento foi executado em cima desses apontamentos bem como ações que estão sendo colocadas em práticas, justamente para garantir conforto, segurança e principalmente transparência” falou. Os processos licitatóriosAinda durante a reunião da Câmara, surgiram questionamentos a respeito dos processos licitatórios. Todos foram respondidos pela advogada Vânia Brandalize, que representava o setor jurídico da administração. “Informo aos senhores, que somos estritamente rigorosos em nossos processos. Por ser um evento e se trabalhar com linha de tempo, a própria lei federal, prevê a utilizada de diversas modalidades de contratação. Deixo claro, que por ser desta forma, a prestação de contas e todo o processo de serviços, passará obrigatoriamente pelo crível do senhores vereadores e principalmente do Tribunal de Contas, que é extremamente rigoroso.” Esclareceu. As decisões de blocos, preço de ingressos e destiladosO assessor de turismo, foi enfático em dizer que todas as decisões a respeito do evento, foram tomadas tendo por base principalmente apontamento do Ministério Público e do Judiciário. “O Carnafolia, teve que ser repensado em diversas maneiras, algumas decisões precisaram ser revistas, em função de justamente serem inéditas ou ainda não estarem de comum acordo entres o participantes.” Destacou.Sobre o valor dos ingressos, Sá, explicou que o objetivo do reajuste visa apenas um equilíbrio da relação dos custos com a receita. “No ano passado, integrantes de blocos, pagavam três reais por noite. Ajustamos para oito, porém os blocos não concordaram desde o início. Então reajustamos o valor para seis reais por noite” explicou, acrescentando ainda, que a queda no preço dos ingressos já estava sendo discutido internamente a pelo menos 30 dias, devido justamente a grande quantidade de queixa dos blocos.A liberação dos Destilados, foi outra das decisões novas que tiveram que ser revistas em função do pedido dos blocos. “Todos os blocos foram enfáticos e extremamente rigorosos nessa solicitação. O Prefeito Rafael Laske, interveio e solicitou que voltássemos a discutir com o judiciário para essa liberação”afirmou.

Por fim, Junior Sá, declarou que ficou surpreso com a decisão de alguns blocos não participarem do Carnafolia, mas que respeita a decisão e espera que o evento tenha sucesso e aconteça dentro da legalidade e com mesmas exigências do Carnafolia e do Desfile das Escolas de Samba. “Este foi um tema amplamente discutido e que tivemos que tomar diversas medidas para poder realizar o evento. Penso que a lei é para todos e deve ser assim cumprida. Nossa maior preocupação, é que fatos não ligados ao Carnaval oficial do município, venham denegrir a imagem de um grande evento, que levou anos para se consolidar no Estado e que envolve toda uma cidade, em torno da cultura, com projetos sociais entre tantos outros benefícios.” Finalizou.