De olho na tuberculose!

Joaçaba, 28.01.11-  A Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba está  reforçando o alerta que é dado à população contra o bacilo de Koch, responsável pela disseminação da tuberculose. Com quatro casos confirmados no município, a Secretaria teme que a população desconheça os sintomas e principalmente a cura que está disponível em qualquer unidade de saúde.

            A tuberculose é uma doença altamente contagiosa, passando de uma pessoa para outra através da saliva, do espirro, da tosse ou até mesmo pela fala. Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Joaçaba, Sônia Pozza, existem quatro casos confirmados. “No nosso município são quatro casos confirmados, sendo que um é pela segunda vez. Ou seja, o paciente depois de curado, manifestou novamente a doença”, conta.

            Dentre os principais sintomas está a tosse prolongada por mais de quatro semanas, perda de peso, inapetência, suor excessivo e fraqueza. “Muita gente confunde a tosse da tuberculose com pigarro, tosse alérgica ou então por ser tabagista pensa que tosse advém do cigarro”, ressalta.

A CURA

            Todos os pacientes que suspeitam possuir a tuberculose devem procurar o ESF (Estratégia Saúde da Família). “O exame é chamado de baciloscopia. A pessoa escarra num potinho e através disso será constatado se ela possui ou não a tuberculose. Se o resultado for positivo, serão seis meses de tratamento. Ainda é bom ressaltar, que tantos os exames quanto o tratamento são 100% gratuitos”, finaliza Sônia.