Professores recebem formação em prol do turismo

Joaçaba, 27.10.10-  Na tarde desta quarta-feira (27), quatorze professores que participaram da ‘Ação Educando para o Turismo’, promovida pela Rota da Amizade em parceria com o SEBRAE, conheceram de perto os pontos turísticos de Joaçaba para poder repassar esses conhecimentos em sala de aula.              

O ‘Educando para o turismo’ foi encomendado pela Rota da Amizade para o SEBRAE, visando atender todos os municípios abrangidos pela Rota. As oficinas são desenvolvidas com professores que dão aulas para o ensino fundamental, focando nas quintas e sextas séries. O curso conta com uma carga horária de 30 horas/aula incluindo esse momento de visita, com devida certificação.           

Segundo a instrutora e consultora do SEBRAE, Traute Limberger, é necessário mostrar para a comunidade a importância da atividade turística. “As pessoas não conhecem o seu próprio município, a sua região. Os professores servirão como monitores e difusores do turismo local. É preciso que a população saiba e reconheça que o turismo é a entrada de dinheiro novo da cidade”, enfatiza.           

Conhecer de perto Joaçaba é um passo fundamental. Os pontos turísticos visitados foram a Escola de Samba Aliança, a Usina Hidráulica Mário Fett – Specht, o Monumento a Frei Bruno, o Teatro Alfredo Sigwalt e a Catedral Santa Terezinha. “É preciso valorizar o que é daqui, temos tantas coisas lindas!  E para fazer que o fenômeno turístico seja entendido pela população, nada mais eficiente do que ela mesma prestar o papel de visitante”, finaliza Traute.