Secretaria de Infra-Estrutura realiza operação tapa buracos
Joaçaba, 21.10.10 – A Secretaria Municipal de Infra-Estrutura começou nessa semana a operação tapa buracos em diversos bairros de Joaçaba. O investimento de aproximadamente R$40 mil envolveu a compra do “asfalto a quente” que promete ser mais durável.
Os trabalhos da operação começaram no inicio da semana no acesso Adolfo Zigueli, passaram para o Bairro Jardim Cidade Alta e depois para o Monte Belo. “Hoje estamos nas ruas perto da UNOESC que estão bem deterioradas e esse trabalho vai se estender até o campus II. Recuperamos também a rua na frente do Centro de Eventos da Universidade e Rua Guilherme Lugisland”, explicou o Secretário de Infra-Estrutura, Venilton Telles.
O tipo de asfalto utilizado é chamado de “quente” e atua de forma mais duradoura. “Trabalhávamos com asfalto a ‘frio’, e essa vez optamos por utilizar um material melhor. Entretanto gosto de ressaltar que a nossa malha asfáltica tem mais de 20 anos então é difícil recuperá-la. É como se fizéssemos um curativo sobre a pele úmida”, ressaltou o Secretário.
Devido à precariedade e a idade da malha viária de Joaçaba seria necessário o recapeamento das ruas. “O que a gente faz hoje é um paliativo. O ideal seria a remoção deste material e o posterior recapeamento. Mas isso requer tempo e um bom investimento que no momento a Prefeitura não dispõe”, avaliou Venilton.
A Secretaria estará trabalhando até o final do ano focada na operação tapa buracos e para o próximo ano já se estuda a possibilidade de uma ação intensiva que prevê o recapeamento das ruas. “Pretendemos fazer um corte da parte danificada com a posterior reconstituição, tudo nos mesmos moldes dos serviços efetuados nas rodovias federais”, concluiu o Secretário.