Prefeitura Municipal tem ações encaminhadas para melhorar o Índice FIRJAN

Foi amplamente divulgado na semana passada, o índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) referente ao ano de 2007. Os dados, que medem a evolução dos municípios brasileiros e os resultados da gestão das Prefeituras, foram analisados com critérios pela atual administração. Joaçaba que apresentava um índice de 0,7757 no ano de 2006, ocupando assim à 23ª posição em Santa Catarina, caiu para 0,7414 em 2007, estando assim na 47ª posição. Segundo os dados completos da pesquisa, essa queda deve-se exclusivamente aos indicadores de Emprego e Renda. É importante reforçar, que os números refletem uma situação passada e principalmente uma gestão anterior, porém que merece atenção da atuação administração a fim de definir programas e ações que melhorem esses números.

Ao contrário do que se pensa e foi divulgado, o IFDM não tem nada a ver com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O IDH é medido pelo balanço entre a riqueza, a educação e a expectativa de vida ao nascer, realizado pela Organização das Nações Unidas. Já o IFDM, elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), leva em conta os níveis de educação, saúde e emprego e renda. A metodologia pioneira e única do IFDM distingue-se por ter periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional. Estas características possibilitam o acompanhamento do desenvolvimento humano, econômico e social de todos os municípios brasileiros, apresentando uma série anual, de forma objetiva e com base exclusiva em dados oficiais.

Em 2006, os indicadores de Joaçaba no setor da saúde estavam de 0,8015 e para a educação 0,8026. Já em 2007, esses dois índices subiram, para 0,8223 e 0,8581 respectivamente. A queda do município, deu-se principalmente em função do item emprego e renda,  que em 2006 estava em 0,7230 para 0,5437 em 2007. Este apontamento fez Joaçaba descer da 23ª para o 47ª  colocação no ranking estadual, ou seja, de 0,7757 para 0,7414. Confira o gráfico em anexo  No quesito de emprego e renda, o índice é calculado com a ajuda de estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego sobre o mercado formal de trabalho. Na conta, entram fatores como a geração de empregos e número de empregados, além da remuneração média dos trabalhadores. O município de Joaçaba encontra-se muito melhor no ranking do que cidades como Lages, Caçador e Herval d´Oeste.

O QUE JOAÇABA ESTÁ FAZENDO PARA MELHORAR ESTES NÚMEROS?

Manutenção dos postos de trabalhos já criados, criação de novas vagas e a inserção do jovem no mercado são as principais atuações objetivadas pela Prefeitura Municipal de Joaçaba através das seguintes ações:

·         Instituição do ensino profissionalizante – SENAI no município;

·         Apoio a instalação de novas empresas no distrito industrial;

·         Regulamentação das licenças ambientais para empresas do distrito industrial;

·         Possibilidade de processamento de biodiesel em Joaçaba, através da uma empresa multinacional.

·         Lançamento do Programa Pro Jovem trabalhador, que visa Preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Os participantes receberão um auxílio mensal de R$ 100,00, durante seis meses, mediante comprovação de freqüência. Os cursos de qualificação serão de 350 horas/aula.