Sarampo: prevenir através da vacina é o melhor remédio

Extinto desde 2000, o sarampo, até já foi considerado erradicado do Brasil. Entretanto essa doença que muito se assemelha com a gripe pode ter voltado a se manifestar. A suspeita está com uma menina de seis anos, no município de Videira.Tosse, coriza, febre alta, dores pelo corpo, conjuntivite e manchas na pele. São estes os sintomas que a doença viral chamada sarampo apresenta. A doença fica incubada por alguns dias no organismo antes de se manifestar e é transmitida pelas secreções da tosse e do espirro. O sarampo é combatido pela vacina Tríplice Viral que combate também a caxumba e a rubéola. A vacina deve ser aplicada no primeiro ano de idade e reforçada quando a criança completar quatro anos. Pessoas jovens devem tomar duas doses da vacina até completarem dezenove anos, na idade adulta, uma única dose é suficiente. Segundo Sônia Pozza, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Joaçaba, a única forma de prevenção contra o sarampo é manter o calendário de vacinação em dia. “Devido ao caso em Videira, pedimos para que quem não tenha tomado a vacina, procure um posto de saúde e assegure o seu bem estar”, declara. Se os casos detectados em Videira forem confirmados a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica farão a chamada ‘busca ativa’. “Iremos à busca de pessoas não vacinadas, como por exemplo, nas escolas. Além disso, os PSF (Programa da Saúde Familiar) já estão apostos para identificar quem ainda não tomou a vacina”, ressalta Sônia. Após o surgimento da suspeita do caso de sarampo em Videira, os postos de saúde do município estão recebendo um número maior de pacientes. Trata-se de pessoas em busca da vacina, o que é um sinal positivo. Para Sônia, “não há motivo para pânico na população, pois o caso em Videira é ainda somente uma suspeita. Mas é muito bom que as pessoas que não tenham tomado a vacina estejam nos procurando”.

Mesmo não havendo casos confirmados, qualquer pessoa com sintoma da doença deve ser encaminha ao estabelecimento de saúde mais próximo. Quanto à vacina, ela está disponível gratuitamente em qualquer unidade de saúde. Para pessoas que irão viajar para o exterior é altamente recomendável a vacinação, uma vez que países como a Argentina, países da Ásia, da África e da Europa tem registros recentes da doença.