Pequenas idéias, grandes transformações

Um dia de chuva, já é prenuncio de problemas e transito lento, na Avenida XV de Novembro, principal via de circulação de veículos no centro de Joaçaba. Porém nessa terça-feira, o cenário foi um pouco diferente. No horário de pico de movimento, registrado entre 17 e 30 e 19 horas, as tradicionais filas reduziram em pelo menos 50%, segundo a primeira avaliação da Gerente Municipal de Trânsito de Joaçaba, Ana Paula Bilibio.

À medida que possibilitou esse fato, a restrição de conversão em toda a extensão da Avenida, ou seja, o fechamento dos tradicionais trevos de retorno. “Foi uma iniciativa da comissão de trânsito e que colocamos em prática com parceria da Policia Militar e na nossa primeira avaliação, os resultados foram muitos bons” destacou a gerente. Por um período de 15 dias, os trevos de retornos serão fechados nos dois horários de pico de movimento, ou seja, das 11:30 às 14 horas e dás 17:30 às 19 horas. “Os dois locais são de frente ao Banco Bradesco e ao Posto Texaco, além disso as mudança de local das faixas de pedestres também devem contribuir para isso” explicou Ana Paula. Depois dos período de 15 dias, a comissão deverá avaliar com mais critérios a idéia, para basear uma tomada de decisão definitiva. “Nosso maior objetivo, é que os motoristas comecem a procurar rotas alternativas de retorno e trajeto e assim desengarrafar a Avenida XV de Novembro.”prevê.

Nova Rotatória em frente a rodoviária

A gerente ainda revela, que a comissão já estuda a implantação de uma rotatória em frente à Rodoviária e assim atender a necessidade de uma possível retirada da sinaleira na Ponte Jorge Lacerda. “Como falamos na semana passada, é preciso avaliar com muito critério qualquer mudança, mas não estamos inertes ao problema e pretendemos o quanto antes dar respostas e ações efetivas em relação a aquele problema” comentou. A Prefeitura já conta com um projeto de rotatória naquele local, o que a comissão irá realizar agora é a avaliação para implantação do mesmo. Legenda: