Creas prepara ações de enfrentamento à violência e a exploração sexual
O CREAS de Joaçaba, que atende indivíduos com seus direitos violados e vítimas de violência, está preparando a campanha de prevenção para marcar o 24 de setembro, “Dia Estadual de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data foi instituída pela Lei Estadual nº. 11.460/2000 e tem por objetivo mobilizar a sociedade catarinense e convocá-la para o engajamento no combate à violência e ao abuso sexual intra e extrafamiliar da exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes.
Através da Secretaria de Ação Social, o CREAS tem a intenção de destacar esta data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar desta campanha de prevenção da violência contra crianças e adolescentes, entendendo que ninguém está livre de ser atingido por esta situação. “É preciso formar uma consciência em toda a sociedade para denunciar e romper este círculo de violência protegendo as crianças e adolescentes”, afirma a coordenadora do CREAS, Rozane Martins Schmautz. Em virtude desta data, a equipe do CREAS e do CRAS, planejaram as ações que serão desenvolvidas. No dia 24 de setembro, haverá o “Pedágio Consciente”, em frente à Prefeitura Municipal de Joaçaba, das 8h às 11h e das 14h às 16h, a equipe distribuirá adesivos com o tema “Enquanto a PAZ estiver presa a violência estará solta”, sendo mais uma forma de chamar a atenção da população para a necessidade emergencial por um mundo melhor e livre da violência! Haverá no dia 26 setembro, na Praça Adolfo Konder, das 14h às 18h, acontecerá a III MATEDA PELA VIDA, com música ao vivo, brincadeiras, piscina de bolinha, cama elástica, tobogã, oficina de artes plásticas e pintura facial e distribuição de adesivos e folders alusivos à data.
A coordenadora salienta que as soluções para o combate à violência exigem amplas e constantes mobilizações dos diversos setores da sociedade, conscientizando-os e sensibilizando-os para o fim da violência. “Todos devem estar envolvidos nesta campanha, visando romper o ciclo de violências, através da realização de ações preventivas com a participação de toda a sociedade”. O principal intuito desse evento é diminuir as ocorrências e aumentar as denúncias. É nesse quesito que entra a participação de cada cidadão joaçabense: ligando para o Disque 100 toda vez que presenciar ou souber de algum caso de abuso sexual ou violência infantojuvenil. Somente através da denúncia que se conhece as vítimas e os criminosos. O número atende denúncias de todo o País, inclusive anônimas.