Administração entende que existe necessidade de encontrar soluções definitivas para ponte Jorge Lacerda

Na tarde desta terça-feira, dia 14 de setembro, o Prefeito Rafael Laske foi comunicado através da Procuradoria do Município, do recebimento de um oficio da segundo promotoria de Justiça de Joaçaba, requisitando informações sobre providencias concretas, a respeito de questões relativas ao trafego de veículos na ponte Jorge Lacerda. Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, o Prefeito, tranqüilizou a população, informando que o laudo não aponta grandes risco na ponte e questões relacionadas ao trafego devem ser discutidas entre as comissões de trânsito dos dois municípios. “Além disso, iremos contratar um segundo laudo, mais preciso e que aponte que tipo de serviços serão necessários para a regularização do problema e daí sim, propor, não apenas com o município de Herval d´Oeste como outras da região que utilizam aquela via, medidas para execução das obras necessárias.” Destacou.

O Ministério Público, solicitou que o município, apresente em 20 dias respostas sobre que providencias serão tomadas. A administração, de ante mão antecipa, que qualquer medida deve ser amplamente discutida por setores responsáveis. “Não posso tomar qualquer decisão se antes estudar avaliar todos os impactos” falou. O laudo apresentados pelo MP, pelo engenheiro Pedro Carlos Salles, de uma empresa de engenharia de Chapecó, aponta restrições no tráfego na ponte Jorge Lacerda em frente a rodoviária de Joaçaba. O trabalho foi solicitado tendo por finalidade apurar as trepidações registradas com freqüência principalmente nos horários de pico e durante engarrafamentos. “Cogita-se a retirada de uma sinaleira que encontra-se na cabeceira da ponte, também já se pensou em apenas restringir os trafego de carga pesada naquele local. Porém o próprio laudo aponta que a Ponte, encontra-se em boas condições e que de forma imediata não apresenta risco eminente ao seus usuários. Agora iremos discutir, de forma imediata, no que diz respeito a trânsito, que medidas iremos tomar” explicou, Ana Paula Bilibio, diretora municipal de trânsito de Joaçaba.

A coletiva contou com a presença, do engenheiro civil do Deinfra, Euclides Albuquerque, uma vez que a obra foi executada pelo poder público estadual em 1962 e em 2006 realizou também obras, no que diz respeito a passarela. “É importante destacar que não existe qualquer trabalho de manutenção da Ponte Jorge Lacerda e que isso acaba sendo um fato motivador para que o desgaste natural fique mais evidenciado” alegou. O engenheiro ainda esclarece que o Laudo do MP, é enfático em dizer que não existe no momento, risco eminente aos usuários, porém isso não tira a responsabilidade de se procurar a solução para o problema. “A pedido do Prefeito e por entender que tratar de uma ação regional e não local, uma vez que a ponte serve de ligação para outros municípios, iremos colaborar para encontrar as melhores respostas no que diz respeito a parte de engenharia para que as obras, se necessário sejam realizadas”.

Por o Prefeito Rafael Laske, desclarou que existe necessidade de responsabilidade na hora de se tratar sobre o assunto. “Não podemos simplesmente restringir o trafego em uma ponte de extrema necessidade, não apenas para Joaçaba como também para outras cidades. Vamos discutir e encontra de forma rápida e definitiva a solução para esse problema, que já se arrasta a um bom tempo a exemplo de outros casos em nossa cidade.” Finalizou.