Jogando a alegria e união na mesa

“Muito mais do que uma competição, a possibilidade de fazer novos amigos e tentar reencontrar as coisas simples e boa da vida, é isso que eu procuro. Se eu perder, faz parte, se vencer melhor ainda” descreve, demonstrando as lições dos seus mais de 64 anos de vida, o agricultor Germano Kalbfleisch, da comunidade de Nova Petrópolis, interior de Joaçaba, que ao lado do seu parceiro Alcidez Vieira de 66 anos, ficaram em quarto lugar, entre mais de 1.500 inscritos, na fase estadual dos Jogos da Melhor Idade. Pontualmente os dois estavam presentes na cerimônia de abertura da primeira fase dos Jogos Municipais da Melhor Idade, na manhã gelada desta terça-feira em Joaçaba.

Ao todo, 28 Grupos de Melhor Idade, de todo o município, participaram da primeira etapa, que congrega cinco modalidades de jogos de mesa, como dominó, copão e canastra, modalidade praticada por Germano e Alcidez. “Diferente de outras categorias, os competidores da melhor idade, buscam nesses momentos a oportunidade de confraternizar e aproveitar o tempo que eles tem livre. Compete ao poder público oferecer essas oportunidades” ressalta o secretário de Ação Social, Waldemar Rossen Junior.

A conquista na canastra não foi o único bom resultado da delegação joaçabense. “Uma outra dupla consegui a terceira colocação estadual na categoria truco. Por ser um jogo tradicionalmente de colonização européia, característica de nossa região, conseguimos além do resultado, recuperar a auto estima e não deixar que os antigos costumes sejam esquecidos” define o secretário.

Na opinião simpática dupla jogadora de canastra isso é fato. “Sempre joguei baralho, mas nunca pensei que poderia vencer alguma coisa. Era uma brincadeira e que agora me ajudou a encontrar e fazer novos amigos, como é o caso do Germano. Nos conhecíamos a mais de 30 anos e nunca imaginávamos que poderíamos formar um dupla que desse certo” comentou seu Alcidez. Germano rebate a afirmação do companheiro. “Só não conseguimos ficar em primeiro lugar, por detalhes de sorte mesmo, se a competição fosse em menos dias, com certeza iríamos trazer o caneco” falou.

De conversa calma e alegria no rosto, os dois relatam os desafios da competição, que para muitos parece ser algo simples, mas que na descrição dos competidores tratava-se da principal conquista dos últimos anos. “Bem amigo, temos que ir, hoje iremos defender nosso tri campeonato municipal” pede licença a dupla, se dirigindo para a primeira disputa da competição.