Joaçaba presente em um dos maiores eventos de turismo do Brasil

Aos poucos, o setor de turismo do município de Joaçaba, começa a consolidar-se. Para que o objetivo seja de fato alcançado, a assessoria de turismo do município, atua em duas correntes distintas, como explica o assessor de turismo Jairo Sá. “A primeira diz respeito a organização do trade local, com melhorias nos atrativos turísticos, no atendimento e nas ofertas. A segunda, refere-se especificamente a Joaçaba, começar as figurar como potencial turístico, ao lado de dois destinos já consolidados em nossa região, como é o caso de Treze Tílias e Piratuba” destaca. E é essa segunda corrente que justifica a participação da cidade no Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu.

 

Ao lado dos principais destinos turísticos do Brasil, Joaçaba esteve presente junto ao stand da Santur. Em parceria com a Rota da Amizade e da Rota do Vale do Contestado, o município foi apresentado a milhares de pessoas que passaram nos três dias de eventos em Foz do Iguaçu. “Além de estarmos nesse local, à possibilidade de participar de palestras e outros ações do evento, possibilita aumentar a rede de contatos, e assim, aos poucos, fazer com a cidade se torne ainda mais conhecida.” Explica Sá.

Realizado pela Polo Iguassu Feiras & Eventos e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que se encontra em sua 5ª edição, é um evento de âmbito internacional destinado aos agentes de viagens, operadores de turismo, hoteleiros, guias de turismo, estudantes, pesquisadores, representantes governamentais e da iniciativa privada e aberto a comunidade. O evento propõem constituir-se em uma ferramenta de negócios envolvendo toda a cadeia de serviços do setor turístico. O Festival conta com a participação do trade em geral, especialmente de Foz do Iguaçu e região, além dos estados do Sul, Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste brasileiros, e países do Mercosul, como Argentina e Paraguai, entre outros.

As duas rotas que o município participa, chamaram a atenção no stand catarinense. Pela Rota da Amizade, Treze Tílias por exemplo levou uma das principais referências de sua colonização local, neste caso o trabalho do artesanato em madeira. Já a Rota do Vale Contestado, se fez presente distribuindo amplo material de divulgação, de todos os municípios do meio oeste catarinense. “Este trabalho de base se faz muito necessário. Aos poucos a região começa a aparecer como um todo, seguindo o exemplo dos dois municípios que já encontram-se bem consolidados no setor de turismo. Avalio como fundamental a presença nestes encontros, em breve já estaremos o colhendo os frutos desse trabalho” conclui, Junior Sá.