Encontro presta informações a pessoas que recebem beneficio social em Joaçaba

A Prefeitura Municipal de Joaçaba, através do Centro de Referencia em Assistência Social – CRAS, realizou nesta segunda-feira, um importante encontro, que mobilizou todos os beneficiários do BPC que é o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. O evento contou com a palestra de Marisa Magali Wames, que atua como assistente social, Previdência Social. Segundo o secretário Municipal de Assistência Social Walder Rossen Junior, o encontro serviu para esclarecer a importância do BPC e das condições que os enquadram a receber essa ajuda. “É preciso informar para que esse recurso seja bem utilizado e venha de fato a suprir a necessidade dessas pessoas.” Detalhou Rossen.

O BPC, trata-se de um direito garantido pela Constituição Federal de 1988 e consiste no pagamento de 01 (um) salário mínimo mensal a pessoas com 65 anos de idade ou mais e a pessoas com deficiência incapacitante para a vida independente e para o trabalho. Em ambos os casos a renda per capita familiar seja inferior a ¼ do salário mínimo. O BPC também encontra amparo legal na Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, que institui o Estatuto do Idoso. O benefício é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a quem compete sua gestão, acompanhamento e avaliação. Ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), compete a sua operacionalização. Os recursos para custeio do BPC provêm do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). Atualmente em Joaçaba estão cadastradas, 297 pessoas, deste aproximadamente 100 participaram do encontro no Pavilhão Frei Bruno. O município atua como colaborador do processo de liberação dos benefícios, realizando os estudos necessários, para que o BPC chegue a quem realmente está necessitando. “Com a abertura do CRAS, existe um trabalho de mobilização e orientação dos beneficiários, assim como o realizado no dia de hoje.

Um dos grandes objetivos do CRAS, é fazer com que essas pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade, tenham um devido encaminhamento e obtenham sua inserção social” fala Maristela Abatti, coordenadora do CRAS. Os dois principais problemas encontrados pelos setores de Assistência Social, diz respeito ao não acesso ao benefício e mau uso do recurso pelos usuários ou seus familiares. “É isso que justifica reunirmos essas pessoas aqui. É preciso informar cada vez mais, para melhorarmos a qualidade de vida em nossa cidade. Trata-se de um trabalho exemplar e que será entendido para aqueles que não puderam se fazer presentes no dia de hoje.” Finalizou Rossen.