Nas primeiras horas, Joaçaba já movimentou quase duas mil pessoas no dia do desafio

As primeiras atividades do Dia do Desafio mobilizaram e emocionaram as mais de mil e quinhentas pessoas que participaram da abertura e da corrente do desafio. “Realmente estou muito feliz em ver que as pessoas aderiram ao nosso evento, isso demonstra antes de mais do comprometimento com a nossa cidade mas principalmente com as boas prática relacionadas a saúde” discursou o Prefeito Rafael Laske, durante a abertura do primeiro Dia do Desafio em Joaçaba.

O evento, é organizado em parceria com o SESC e  Prefeitura Municipal de Joaçaba, através da Fundação Municipal de Cultura e Esporte, da Secretaria de Educação e das diretorias de Comunicação, Turismo e Eventos. O objetivo, é mobilizar  o maior número de pessoas possível, para que por pelo menos 15 minutos realizem algum tipo de atividade física, na luta conta o sedentarismo. O município, compete com a cidade mexicana de Rafael Lara Grajales, onde o vencedor é aquele que mobilizar no final do dia o maior número de pessoas possível.

Um outro desafio lançado na cidade, foi realizar o maior número de atividade possível sem carro, utilizando formas alternativas de locomoção. Mesmo não contando com um forte adesão, um pequeno impacto foi sentido nas primeiras horas do dia. Fora do horário de pico, o transito fluiu na área central de forma mais rápida que o normal. “Trata-se de um primeiro passo. Eu fiz a minha parte e tenho que agradecer a todos aqueles que entenderam e aderiram. Peço que se cada um fazer a sua parte, conseguiremos melhorar a nossa cidade” enfatizou o Prefeito Rafael Laske.

A abertura contou com a presença de secretários, vereadores, estudantes, comércio e anônimos. Todos estavam dispostos a enfrentar o desafio contra o sedentarismo. Era  passada das nove horas manhã, quando a primeira atividade iniciou. Sob coordenação de um professor de educação de educação física, durante 20 minutos, cerca de 300 pessoas, se exercitaram e confraternizam.

Mas o momento mais emocionante e de grande mobilização foi a Corrente do Desafio, onde o objetivo era abraçar a quadra central de Joaçaba, em um ato simbólico de carinho e principalmente união. Com o apoio direto de escolas e principalmente do comércio da área central da cidade, o desafio foi superado. Eram 10 e 15 da manhã, quando mais de mil pessoas se deram as mãos e fecharam a grande corrente, transmitindo ao coração da cidade muita energia positiva. “Estou muito feliz em ver que conseguimos mexer com a rotina das pessoas, principalmente do nosso centro, realmente estamos parabéns” avaliou Roberto Wesoloski, superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Esporte.

Ainda durante a manhã, cerca de 50 pessoas se encontram, novamente na Praça Adolfo Konder, para mais um momento de atividade física. “É muito legal mesmo a gente estar aqui e se movimentar. Não nos damos conta de como ficamos sedentário e não paramos para pensar em nossa saúde” falou a estudante Marlene Kayser de 16 anos.