Administração realiza reunião de colegiado

Durante seu encontro mensal, o colegiado da Prefeitura Municipal de Joaçaba, realizou a avaliação dos últimos dias de trabalho da gestão pública. Entre os acertos e detalhes entre secretários, questões pontuais foram definidas. Sob o comando do vice-prefeito Joventino de Marco, cargos do primeiro escalão da administração, realizaram importantes definições. “Esse encontro acontece mensalmente e deverá se repetir com mais freqüência nos próximos dias. Trata-se de um momento importante, ontem avaliamos o que está dando certo e o que não anda da forma que planejamos.” Explicou o vice Prefeito. Abaixo os principais pontos apresentados na reunião: 

Cultura e esporteEntre as questões debatidas no setor de cultura e esporte, estavam a últimas realizações da Prefeitura, como as obras de recuperação do estádio Oscar Rodrigues da Nova, o resultado das últimas leis criadas de incentivo.  No setor de cultura e esporte, o debate concentrou-se basicamente nas questões de infra-estrutura, principalmente do Ginásio, onde ficou definido que a fundação irá trabalhar para que o projeto de reforma do espaço seja concluindo de forma mais rápida e efetiva. “É preciso urgência neste caso e não podemos mais esperar um minuto. Irei pessoalmente trabalhar para que ele seja concluído o quanto antes” comentou Roberto Wesoloski, o Betinho. 

SaúdeJá na saúde, a secretária Elizabet Dörl confirmou a data de inauguração da unidade central de saúde, que deverá acontecer no dia sete de junho. Com a conclusão das obras, Dörl já inicia o trabalho de levantamento sobre a ampliação do horário de atendimento na própria unidade central. Já nas próximas semanas, uma equipe da Saúde de Joaçaba inicia visita técnicas a setores onde o atendimento acontece de forma ampliada, como Chapecó e Rio do Sul. “Trata-se de uma questão delicada, porque estamos falando do aumento de despesa de pessoal, por isso é preciso um trabalho de pesquisa muito bem feito, para não incharmos ainda mais a nossa folha” destacou. A secretária ainda divulgou que o município completou com êxito até o momento as metas de vacinação, tanto da gripe comum, como da H1N1. Outra boa novidade apresentada por Dörl, foi o sucesso da negociação do Prefeito Rafael Laske, na mudança de um objeto de convênio do Governo do Estado. Este tramite garante a construção de mais uma nova unidade de saúde.   

EducaçãoNa educação Marilena Detoni, apresentou o inicio dos projetos de dois novos centros de educação infantil, as populares creches. A secretária enfatizou a necessidade de se encontrar o melhor local para os investimentos. “Precisamos aplicar esse recurso em locais de grande concentração populacional. O grande fato é que iremos melhorar significativamente questões de estrutura física em nesse setor” explicou.  

Infra-estruturaVenilton Telles, secretário de infra-estrutura, revelou que três ruas estão completamente pavimentadas e sinalização, sendo assim apenas esperando a entrega oficial pelo Prefeito Rafael Laske. Além dessas três ruas, mais outros duas deverão ser concluídas nos próximos dias. Um fato foi bastante destacado por Venilton, trata-se a ausência de mão de obra. “Temos que resolver isso logo. Estamos deixando de fazer serviços essenciais, por não ter funcionários braçais disponíveis, em frente a grande demanda de atendimento” desabafou. 

AdministraçãoO secretário Ricardo Grando, comentou da reorganização interna nos procedimentos de contratação de serviços e aquisição da administração. Segundo ele, existiu a necessidade de modernizar e agilizar o processo, que era considerado lento e burocrático de mais. “A nova normativa foi publicada recentemente, mas já estamos vendo os primeiros resultados” destacou.O grande foco da secretaria de administração está no cumprimento dos prazos estipulados pelos Governo Federal e Estadual, no que diz respeito aos convênios. “Todo nossa equipe está focando e dando prioridade máxima a cada projeto. Só não conseguimos acelerar ainda mais, pelos prazos legais, que devem ser cumpridos a risca” explicou. A redução do custeio da máquina publica, a exemplo do sistema de monitoramento de frotas, foi também salientado por Grando, que revelou que o Prefeito Rafael Laske, mandou prioridade máxima para cortes de despesas desnecessárias.  

Social, Controle Interno, GabineteForam apresentados por esse setor, questões pontuais. A secretária de ação social descreveu de forma sucinta as últimas ações como a melhoria do atendimento no setor. O controle interno reiterou a necessidade de monitoramento dos atos administrativos, principalmente por ser tratar de um ano de eleição. Por fim o gabinete do Prefeito, realizou explanações pontuais a pedido do Prefeito Laske, que não pode estar presente por questões de saúde.