Reforma da Unidade Central de Saúde praticamente concluída
Em mais alguns dias, a comunidade de Joaçaba, poderá contar com a nova estrutura da Unidade Central de Saúde. Depois de aproximadamente quatro meses de trabalho, a Prefeitura Municipal pretende entregar oficialmente até o final do mês, já funcionando a reforma completa. “O primeiro passo já foi dado na saúde, com a estrutura física adequada agora iremos melhorar de forma considerável o atendimento, incluindo aí uma ampliação do horário de atendimento.” Argumenta o Prefeito Rafael Laske. Nos planos da administração, até o dia 31 deste mês a obra será inaugurada.
O trabalhos de reforma estão praticamente concluídos, restando apenas alguns detalhes, já nos próximos dias acontece e depois a mudança nos setores da secretaria de saúde, que estavam atuando de forma improvisada em decorrência das obras. Ao todo o município investe na obra, o valor de R$170 mil reais. As melhorias no espaço são claras e irão favorecer principalmente o atendimento a comunidade. “A farmácia e setor de vacinas agora estão adequados, isso sem contar o primeiro e o segundo pavimento, onde ficam setores vitais da secretaria. Sem dúvida agora contamos com um espaço favorável para prestar o atendimento que toda a comunidade merece. Um local planejado e principalmente funcional” Destaca Elizabeth Dörl, secretária municipal de saúde.
No planos da administração municipal, o orçamento inicial previa um gasto de R$199 mil, mas com o processo licitatório foi possível uma economia de 29 mil reais. “Antes de mais nada, isso revela que podemos realizar boas obras, com economia aos cofres públicos” destaca o Prefeito Rafael. No projeto da reforma foi previsto a substituição completa de divisórias, paredes de gesso, adequação do piso e do forro. Todo o sistema elétrico, que tem mais de 30 anos, foi refeito para garantir mais segurança ao prédio, além de toda a hidráulica dos banheiros que também foi reformada. No primeiro andar, onde concentra-se o maior fluxo de atendimentos as melhorias foram maiores, incluído nesse caso a adaptações que visam maior acessibilidade para cadeirantes, dentro do que determina a legislação.
Uma das novidades será a criação de uma central para agendamento de exames. Embora os atendimentos sejam espalhados por zoneamento, nos bairros, muitas pessoas buscam na Unidade Central uma referência e o fluxo acaba sendo maior. “Essa é a segunda etapa que o Prefeito, pediu para dar atenção especial. Já vamos ampliar e melhorar o atendimento, com uma simples, porém valiosa ação” reforça a secretária. Já existe o planejamento da secretaria de saúde de Joaçaba, na melhoria do acesso à população, com a ampliação dos horários de atendimento.
“Nas nossas metas para este ano, está previsto sim questões como essa, porém precisamos agir com calma, porque iremos abrir mais horários de serviço somente quando tudo estiver organizado” enfatiza Dörl, acrescentando ainda que a o atendimento nos bairros poderá sofrer alterações, por conta do inverno. A intenção é modificar para que os postos fiquem abertos até mais tarde, facilitando o atendimento aos pacien