Sistema de controle de frota gera 25% de economia no consumo de combustível da Prefeitura de Joaçaba nos primeiros 30 dias

Uma mudança de cultura, mas principalmente uma gestão de controle. Com esses dois elementos de administração, a administração municipal, visa reduzir os gastos com combustíveis e conservação de frota de veículos, sejam carros ou máquinas, que sempre foi o “Calcanhar de Aquiles” da administração pública. Um sistema de controle de frota implantando há 30 dias na Prefeitura de Joaçaba, já mostra os primeiros resultados. “Ainda estamos em fase de implantação, mas os primeiros números revelam que a economia chega há 25% no total do custo de consumo de combustível” avalia Ilton Schimidt, responsável pelo departamento de transportes.

Na tarde desta terça-feira, dia 27, o técnico responsável pela implantação do sistema, apresentou os primeiros resultados para secretários, diretores e assessores da administração. “Nesse encontro, todos aqueles envolvidos no processo tiveram a oportunidade de tirar dúvida e ter informações mais precisas sobre a implantação do controle. Esses números poderão cair ainda mais, com a aplicação da política de gestão.” Explicou Rogério Andrade, técnico da empresa contratada.

Essa redução de custeio da máquina pública, deverá ser repetida em outros elementos da administração municipal. “Esse bom exemplo demonstra que existe sim a possibilidade, de se gerir melhor o custeio de serviços e manutenção da Prefeitura. Ainda é cedo para se ter um diagnostico completo, mas os primeiros números demonstram os resultados positivos que devem ser repetidos.” Acrescenta o Secretário de Administração Ricardo Grando.

A economia poderá ser ainda maior, se for levado em conta que a comparação dos números foi realizada pelo mesmo período do ano passado, onde nesse período ocorreu aumento de combustível e ainda incremento de nove veículos. O que também influenciará para que a economia seja ainda maior é que apenas 75% do total de veículos já utiliza o sistema, restando ainda 25%, que configuram parte dos veículos da Secretaria de Infra-Estrutura, tradicionalmente é o setor que apresenta os maiores gastos.

Por fim, quando o sistema estiver totalmente implantado, serão inclusos ainda o controle sobre peças e serviços de manutenção. “Nossa expectativa é de superar a marca de 50% de economia em relação ao ano passado, quando a gestão de frota estiver totalmente aplicada e o sistema funcionando de forma completa” desta Ilton. Em exemplos reais as despesas de um grupo de veículos abastecidos a diesel de uma determinada secretaria caiu 39% se comparado as despesas do mesmo período de 2009 e 2010. Em caso especifico de um veículo popular, a analise demonstrou que o consumo no ano passado foi de 984 reais para esse ano cair para 460 reais, revelando ainda uma economia aos cofres públicos de 45%. A Prefeitura de Joaçaba é a segunda no Estado de Santa Catarina a implantar o sistema de controle de frota e a primeira no interior do Estado. Atualmente usam o controle o Governo do Estado e a Prefeitura de São José.