Nova Feira Livre Municipal traz alegria ao produtor rural de Joaçaba

Nova Feira Livre Municipal traz alegria ao produtor rural de Joaçaba Joaçaba 16/04/2010: O joaçabense Ângelo Abatti, há exatos 48 anos tem como costume, na sexta-feira, separar o que de melhor sua pequena roça produz. Com o pequeno veículos lotado de verduras, frutas e outros produtos coloniais, se dirigi para a rua Luiz Specht, na parte urbana de Joaçaba, com destino certo para o prédio da feira livre municipal. Mas nesta sexta-feira, o que era para ser mais um dia normal de vendas, teve um incentivo maior. Depois de quase 20 anos de pedidos, Ângelo contaria agora com um espaço adequado, dentro da exigências da vigilância sanitária, ventilado, adequado e principalmente bonito. “Nossa, nem acreditei quando cheguei aqui. Fiquei muito feliz. Agora posso vender bem melhor meus produtos.” Falou Ângelo.

Depois de pouco mais de quatro meses, de trabalho, a administração municipal entregou oficialmente para a comunidade a revitalização completa da feira livre. Espaço criado há mais de duas décadas que se consolidou como a principal fonte de comercialização de produtos oriundos do campo. “Estamos muitos satisfeitos em entregar essa obra, era um pedido antigo dos agricultores de nossa cidade. A principal marca desta ação foi à qualidade. Quando discutimos sobre o projeto, deixei claro que a prioridade era o pedido dos agricultores e assim foi feito, tudo aquilo que eles apresentaram de sugestão foi executado” discursou o Prefeito Municipal Rafael Laske.

Estiveram presente no ato diversas autoridades, entre secretários, vereadores e representantes do setor produtivo municipal, mas principalmente centenas de pessoas que lotaram o prédio já para comprar na nova feira livre municipal. Entusiasmado com o movimento a presidente da Associação de Produtores da Feira Livre Municipal, Nelsi Schatz demonstrava emoção ao ver a área do prédio completamente lotada de pessoas que não pouparam recursos e lotaram as sacolas com produtos da terra. “Não tenho como descrever o nosso sentimento, só tenho a agradecer muito a Prefeitura de Joaçaba, que tornou nosso sonho realidade.” Falou Nelsi, na oportunidade em que entregou uma homenagem ao Prefeito Rafael Laske e também a vereadora Sueli Ferronato, que atuou junto a comissão que estruturou a obra.

O projeto foi desenvolvido pelo setor de arquitetura e engenharia da Prefeitura é assinado pelo arquiteto Jaison Strapassola, com o apoio direito do Ministério Público de Joaçaba.  O projeto teve cautela de não agredir a encosta do rio do Tigre, que passa atrás do local da feira. Nessa nova planta, toda a parte de bancadas foi repensada. Ao todo são 16 novos quiosques, preparados especialmente para fornecer conforto e principalmente higiene e praticidade, tanto para comerciantes, quando para consumidores.

Ainda conta a construção de um espaço especial para frios e um depósito a ser usado pelos feirantes. Todo o telhado foi trocado, dando especial atenção para ventilação, destaque para aberturas em alumínio e o uso de vidro temperado. Na parte externa, todo o processo de paisagismo é intenso, além das calçadas padrão o local conta ainda com um estacionamento e local para carga e descarga dos feirantes. Para a inauguração a administração pública se preocupou em reurbanizar toda a área em torno da feira livre, com a pintura de meio fio, plantio de flores, recuperação dos sanitário público e até a recuperação do ponto de ônibus, que tradicionalmente fica no local. “Aqui está a primeira de muitas provas que iremos dar para toda a comunidade, que administração séria se faz com trabalho, ouvindo a população e principalmente cumprindo com aquilo que foi prometido” finalizou o Prefeito.