Sucesso total no Fórum e Conferência de Esportes em Joaçaba

Joaçaba: 31/03/10: Nada melhor que começar com o pé direito, em uma verdadeira noite de gala para o desporte e lazer joaçabense, o que indicaria sucesso total para os três dias de evento do segundo Fórum Municipal de Esporte e Lazer e a etapa regional da Conferência Nacional de Esporte. Contando com a participação de grande nomes do esporte regional e até nacional, o ponto forte do evento aconteceu no dia 31, quando o astro do esporte nacional, o jogador de basquete Oscar Schmidt, proferiu sua palestra “Liderança e Equipe” para mais de 1.200 pessoas que lotaram o auditório Afonso Dresch da Unoesc. “Sem dúvida nenhuma o evento se consolidou. No ano passado demos uma passo inicial e agora confirmamos o fórum  com o principal momento de discussão do desporto municipal e regional” avalia positivamente o superitendente da Fundação Municipal de Cultura e Esporte, Roberto Wesoloski, popularmente chamado de Betinho

Na abertura o Cerimonial contou com momentos distintos. Na primeira parte os pronunciamentos das autoridades esportivas e políticas no município. No segundo momento uma palestra com o Superintendente da Fundação Muncipal de Cultura e Esporte, Roberto Wesoloski o Betinho, abordando o tema: Panorama Atual E Perspectivas Para O Desporto De Joaçaba. Em sua palestra o superintendente abordou as conquistas obtidas no primeiro ano de administração Rafael Laske, demonstrando que o grande avanço para o desporto de Joaçaba foi a consolidação de uma legislação esportiva específica que trouxe como grandes benefícios a solidez institucional, a democratização do processo decisório, a criação de um Sistema Esportivo e de um Conselho Municipal de Esporte, a transparência e rigor na fiscalização do dinheiro público e de forma muito especial, os resultados práticos obtidos e já em atividade. "De nada adianta a criação de Leis se elas não encontram reflexo na sociedade, criar Leis para ficar na gaveta não resolve os problemas e anseios da população, é por isso que em Joaçaba avançamos, porque todas as cinco Leis estão sendo aplicadas" ressaltou o Superintendente que abordou cada Lei com seus aspectos relevantes e demonstrou aonde estão dando resultado prático na sociedade.

A Cerimônia foi finalizada com uma homenagem especial a uma personalidade ilustre do desporto Joaçabense, o professor Edmar de Oliveira Pinto, mais conhecido com "Edinho", que prestou relevantes serviços ao desporto local, tanto como atleta quanto como dirigente esportivo e foi agraciado como o nome oficial do II FÓRUM que ficou denominado: II Fórum Municipal De Esporte E Lazer De Joaçaba – Edemar De Oli Veira Pinto "Edinho".

O segundo dia, foi marcado pelos trabalhos da Conferência Nacional de Esporte, em sua etapa regional. Durante todo o dia, estudante, profissionais da área do desporto e comunidade em geral, discutiram e planejaram ações de política publicas na área que serão apresentadas nas etapas estadual e federal do evento. “Acredito que foi um dos momentos de maior debate, onde tivemos a interação direta de todos os participantes, na elaboração de propostas que realmente condizem com a nossa realidade” enfatizou Betinho.

No terceiro dia e último dia, a programação se consolidou como Fórum. Duas palestras confirmaram a importância de pesquisas e trabalhos efetivos na área. Rudy José  Nodari Junior falou da sua linha de pesquisa inédita no mundo, abordando o tema: Dermatoglifia No Esporte. Além do pesquisador Ivan Maziero, o Macarrão, atleta Joaçabense que disputou três olimpíadas no Handebol, abordou o tema desporto escolar. Na quarta à tarde aconteceu a discussão do esporte escolar local, e foi neste momento que aconteceu a explicação do funcionamento do Programa Operação Brasil Olímpico 2016  e um debate sobre OLIEJHO.

PALESTRA DE OSCAR SCHIMIDT – O GRANDE MOMENTO DO EVENTO

Assim como sua grande estatura, foi a participação das mais de mil pessoas que lotaram o Auditório Afonso Dresch, na terça a noite, durante a palestra de um dos maiores ídolos do esporte nacional. O ex-jogador de Basquete Oscar Schimidt, o “Mão Santa”, empolgou, emocionou e surpreendeu a todos com sua simplicidade e principalmente fraqueza.

Durante poucos mais de uma hora e meia, Oscar, realizou um resumo de sua carreira e demonstrou através de cinco pontos os ingredientes que o ajudaram a se tornar um dos maiores jogadores de basquete do mundo. “Para mim é uma alegria muito grande poder hoje, repassar a outras pessoas, muitas daquelas que viram minhas vitórias, o segredo para obter resultados positivos” falou Oscar em entrevista coletiva antes de sua palestras.

Para os organizadores do evento, entre eles o presidente da Feesporte Cacá Pavanello, a presença do “Mão Santa”, solidificou os bons passos que andam o esporte em Santa Catarina. “Ele pode presenciar fatos e números que demonstram como nosso Estado está a frente no que diz respeito a desporte e Joaçaba é um dos nossos melhores exemplos. A presença dele não poderia ter sido em um melhor lugar” destacou Pavanello.