Carnês do IPTU começam a ser entregues

Joaçaba: 09/03/10: Durante a manhã desta terça-feira, o Prefeito Rafael Laske acompanhado de Eduardo Barbosa, responsável pelo setor de tributação da Prefeitura, realizaram uma coletiva de imprensa para anunciar o início da entrega dos carnês do Imposto Predial Territorial Urbano, o IPTU. “É nesse momento que pedimos a participação efetiva da comunidade, para que pague em dia esse tributo, afim de garantir que obras na cidade continuem a acontecer” falou o Prefeito, que na oportunidade ainda fez um breve relato dos principais investimentos realizados pela administração municipa nos primeiro ano de mandato.

Foram impressos  aproximadamente 15 mil carnês de IPTU, os mesmo já foram repassados aos Correios que nos próximos dias deverá já iniciando a entrega nos domicílios. “Nossa previsão é do dia 15 de março até o final do mês o processo de entrega via correios já tenham acontecido. Se depois dessa data o contribuinte não receber o seu carnê, poderá retira-lo diretamente na Prefeitura Municipal até o dia 13 de abril” destaca Eduardo.

Essa data foi definida, porque é a primeira data limite para pagamento da cota única ou então da primeira parcela para quem optar por essa modalidade de pagamento. Parcelamento poderá ser feito em até oito vezes, para quem escolher em pagar em cota única terá direito a desconto, conforme a data escolhida, que é dia 13 de abril com 15% de desconto, dia 13 de Maio, com 10 % de desconto ou ainda dia 13 de junho, daí sem direito abatimento no valor. “Ainda sobre o parcelamento é valido destacar que existe um valor mínimo para isso acontecer estipulado em 26 reais a parcela” explica Eduardo.

A expectativa do poder público é lançar aproximadamente  R$ 5 milhões de reais, com uma previsão de arrecadação de R$ 4 milhões. Essa diferença entre valores lançados e arrecadados se dão principalmente pelos descontos praticados e pela inadimplência. “Temos que destacar, que o IPTU é uma fonte de renda para a administração, porém ele só surte resultado se todos pagarem em dia seus impostos. Outro detalhe é que esse valor só pode ser considerado diretamente a disposição da Prefeitura, algum depois de toda a contabilidade, parcelamentos e outras ações relativa ao pagamento acontecerem” informa Barbosa. O único ajuste de 2009 para 2010 será da variação do índice INPC ( Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de aproximadamente 4%.