Prefeito avalia viagem a capital federal

Joaçaba 01/03/2010: O atual sistema político brasileiro, obriga muitos gestores municipais procurarem apoio direto em outras esferas do poder público, seja o Estadual ou Federal, para que seus projetos de desenvolvimento possam acontecer. Em Joaçaba a história não é diferente, quando o Prefeito Rafael Laske juntamente com o seu vice, Joventino de Marco, fizeram como centenas de gestores municipais e se dirigiram a Brasília, afim de garantir recursos para ações diretas no município. “Se faz necessário essas viagens, que acabam custando aos cofres da Prefeitura, mas que são de retorno garantindo, uma vez que é a oportunidade de garantir que recursos federais sejam destinados a nossa cidade” destacou Laske.Na avaliação dos dois nomes que estão à frente da Prefeitura, o encontro com representantes do poder legislativo e executivo federal foi muito produtivo. “Obtivemos ótimas noticias e sinais positivo de muitos projetos, que esperamos em breve poder contar com os recursos” falou Joventino de Marco.A necessidade de estar presente em Brasília, se dá visando estreitar relações com representantes legislativos de Santa Catariana. “Tivemos contato direto com a bancada de nosso Estado, além de encontros com os três senadores que nos representam. Em todo os encontros procuramos realizar os pedidos necessários e apresentar projetos de investimentos em nossa cidade” revelou o Prefeito.A viagem a capital federal é a etapa mais política do processo de liberação de emendas. É através desse contato direto, que se consegue garantir que os recursos venham para a cidade. A Prefeitura Municipal de Joaçaba, tem atualmente mais de 30 projetos cadastrados no sistema de convênios oficiais da União. “Levamos em mãos quase todos os projetos, afim de obter o apoio político, por ser um ano eleitoral, onde grande parte dos legisladores pretendem mostrar serviço, acredito que iremos ter em breve retorno efetivo dessa ação” afirma o Prefeito.Entre os projetos apresentados, está à pavimentação de ruas, construção de ginásio entre outros investimentos. “Deveremos realizar até abril, outra viagem a Brasília, afim de confirmar os diversos sinais positivos que obtivemos. Essas viagens, tem um custo alto, porém se pagam com o sucesso do envio das emendas no orçamento da União” diz Rafael.

Por fim, uma boa noticia que deverá ser confirmada nas próximas semanas, é o pagamento programado de uma antiga divida da Prefeitura com a COHAB. “Esta situação estava no impedindo de realizar financiamentos. Com a regularização, poderemos contar com recursos financeiros mais rápidos, via BNDES por exemplo, o que irá viabilizar a realização de mais obras” conclui o Prefeito.