Prefeitura amplia apoio a Romaria do Frei Bruno

Joaçaba: 23/10/10: Uma semana após um dos maiores eventos do meio oeste catarinense, a festa do carnaval dá espaço para a religiosidade. O maior exemplo desta mudança de clima, é marcada pela tradicional Romaria de Frei Bruno, que chega a sua vigésima edição, consolidando-se como a maior manifestação religiosa do meio oeste catarinense. Observando a grandiosidade do fato e sua representatividade perante a comunidade, o poder público municipal, ampliou consideravelmente este ano o apoio a realização da Romaria. “Nossa idéia é a cada ano ter uma participação maior, trata-se de um momento importante para a cidade e que movimenta diversos setores da economia além de contar com forte participação popular” enfatizou o Prefeito Rafael Laske.

O apoio deste ano consolida-se através da assessoria de turismo e eventos, está sob o comando de Junior Sá. “Nosso objetivo, nesse primeiro momento foi melhorar a infra-estrutura. Pelo fato da Romaria ser realizada bem recente ao carnaval, foi possível sub-utilizar algumas estruturas básicas como som por exemplo” revela.

A Prefeitura, irá apoiar a Romaria fornecendo parte da estrutura de som necessária, que deverá ser um sistema similar ao usado no desfile das escolas de samba. “Nossa idéia é fazer com que as orações e cantos possam ser ouvidos claramente durante a maioria do percurso. O som é uma despesa alta e que estamos auxiliando, visando tirar mais esse compromisso dos organizadores, que não visam qualquer tipo de lucro” explicou Sá.

Um novidade deste ano, é a sub-utilização de um sistema de arquibancadas, usadas também no desfile. Essa estrutura já está montada no cemitério Frei Edgar e deverá ser utilizada como opção de descanso de romeiros. “Era observado nas outras edições que faltava um local, para que as pessoas pudessem sentar e se recuperar da realização do trajeto. Existem alguns casos onde fieis se deslocam a pé de outras cidades em trechos até bem mais longos do que o trajeto oficial.” Argumenta. A instalação da arquibancada, acontece sem custos, graças ao apoio direto da empresa que atua no desfile, que cedeu toda a estrutura necessária. Além disso uma outra estrutura usada no palco onde se realiza a cerimônia religiosa também está sendo melhorada e cedida.

Mas a principal inovação e que também marca o cinqüentenário da morte de Frei Bruno, é confecção de selos postais personalizados. Junior Sá revela ainda que até sexta-feira, acontecerá a apresentação oficial do selo pelos Correios e a Prefeitura Municipal, com a entrega simbólica a Associação Frei Bruno. “Sabemos que existe a necessidade de ampliar esse apoio e nossa expectativa é que isso aconteça no ano que vem. Mas na nossa avaliação, já estamos participando de uma forma única nos últimos anos, visando consolidar a Romaria como nosso marco religioso” declarou o Prefeito Rafael Laske.