Prefeito Rafael Laske confirma primeiras mudanças no Governo

Joaçaba: 15/01/2010: Assim como o previsto pelo próprio Prefeito Rafael Laske, na manhã desta sexta-feira, dia 15, foi comunicada oficialmente a primeira parte da reforma político-administrativa do seu governo. “Trata-se de uma etapa inicial, que envolveu pastas de suma importância para a nossa gestão. Está programado para até o final do mês um ato de nomeação. Até lá outras mudanças que ainda não foram anunciadas poderão ocorrer, em setores como assessorias e diretorias” explicou Laske.

Durante pouco mais de uma hora, o Prefeito respondeu as perguntas de jornalistas a respeito da medida. Ao lado do vice, Joventino de Marco, em todos os momentos Rafael Laske fez questão de informar, que a reforma trata-se de uma ação de gestão e não política. “Estou focando em fazer o melhor pela minha cidade. Houve sim conversar com partidos, mas com o objetivo de encontrarmos melhorias na nossa gestão pública e dinamizar os serviços públicos, além é claro do atendimento a comunidade” destacou.

As principais mudanças acontecerão em áreas consideradas vitais para a administração, que é a Administração, Educação e Saúde. O atual secretário de saúde, Ricardo Grando, deixa a pasta para assumir a secretaria de administração no lugar deixado por Marcos Zanardo, que desde o ano passado já havia se retirado do governo.

No lugar de Grando, assume a secretaria de saúde, Elisabete Marquart Dörl, que já atua como médica no município. Na secretaria de educação sai Sérgio Lazarini e assuma a pasta a educadora Marilena Zanoello Detoni.

Outras mudança já confirmadas por Laske em cargos de segunda escalão são da diretoria de eventos, onde José Otavio Caleari Filho, popularmente conhecido como Tuti e Gilmar da Silveira (Carneiro) da coordenadoria de serviços públicos, que ficará sob responsabilidade de Valdir Sousa, já para o setor de eventos não deverá ser nomeado outro nome. Segundo o Prefeito essa diretoria deverá ser assumida pela pasta de turismo, que está hoje sob a coordenação de Junior Sá. Uma das justificativas de Laske, diz respeito a pouca quantidade de eventos de responsabilidade direta da Prefeitura. “Estou pensando em um fator de economia antes de mais nada, por isso deverei confirmar esse mudança até o final do mês” explicou.

Ainda a Gerencia de Patrimônio e Serviços Gerais e a Gerencia de Arrecadação e Fiscalização, ocupada respectivamente por Euripedes Castagnaro e Altevir Dacas, poderão sofrer mudanças. “Ainda estamos estudando que tipo de alterações iremos fazer, não sei ainda se será um remanejamento ou outra medida” revelou.

Sobre a Secretaria de Gestão Financeira, o Prefeito comentou que também deverá ocorrer mudanças. Segundo a própria secretária Iria Torrico, ela colocou o cargo a disposição e acredita que por motivos pessoais deverá atuar ao lado de Rafael Laske por mais alguns meses, mas ainda sem uma data definitiva para sua saída. “Não poderei apenas deixar a secretaria sem que o Prefeito possa encontrar uma pessoa de sua grande confiança, afinal é um setor vital dentro da administração e ainda não encontramos essa pessoa” revelou ela, em conformidade com o que o Prefeito havia se pronunciado durante a coletiva.

Ainda irão acontecer mudanças no setor de Meio Ambiente, que era ocupado por Sheli Bagio, que desde o ano passado saiu da administração por motivos pessoais. Nesse caso especifico, Rafael Laske, estuda tornar a assessoria em Fundação. “Trata-se de um tramite importante e complexo que já estamos trabalhando para saber da viabilidade.” Falou. Na gerência de transito e na coordenadoria de planejamento, ocupado respectivamente por Ricardo Miranda e Luiz Robério Dias, os planos são de realizar um remanejamento técnico visando dar mais autonomia e eficiência a esses setores. “Eu e o vice prefeito estamos conversando direto sobre as possibilidades já apresentadas. O que queremos é dar uma nova dinâmica e principalmente resultados” argumentou.

Uma das principais justificativas de Laske para a mini-reforma, se dá principalmente pelo objetivo de se enxugar a máquina administrativa. “Espero gerar uma economia de aproximadamente 25 mil reais por mês. Além do mais, foi constatado que nesses setores existe a necessidade mudança. Só tenho a agradecer quem até agora se dedico ou meu governo, que com certeza fizeram um ótimo trabalho e desejar boa sorte para quem assumi essa responsabilidade nesse ano” finalizou.

Confira os nomes os novos nomes da administração municipal;

AS PRINCIPAIS MUDANÇAS

Cargos Ocupante Como Fica
Assessor de Eventos  JOSÉ OTÁVIO CALEARI FILHO Pasta deverá ficar sob responsabilidade da assessoria de turismo (Junior Sá)
Assessor de Meio Ambiente  SHELI BAGGIO Saiu no final no ano passado, por motivos pessoais. Prefeitura planeja a criação de um fundação;
Coordenador de Serviços Públicos GILMAR DA SILVEIRA Assume Valdir Sousa
Coordenador de Planejamento LUIZ ROBERIO FERNANDES DIAS Fica, mas pasta deverá sofrer mudanças até o final do primeiro semestre;
Secretário Municipal de Gestão Administrativa  MARCOS ZANARDO Assume Ricardo Grando
Gerente de Patrimônio e Serviços Gerais EURIPEDES CASTAGNARO Administração municipal estuda deixar cargo vago ou remanejamento
Secretário Municipal da Educação SERGIO LAZZARINI Assume Marilena Detoni
Secretário Municipal da Saúde RICARDO EUCLIDES GRANDO Assume Elisabete Dörl
Secretário Municipal de Gestão Financeira IRIA FLAMIA RODRIGUEZ TORRICO Fica, mas pasta deverá sofrer mudanças até o final ano, assim suas respectivas diretorias.
Gerente de Arrecadação e Fiscalização ALTEVIR DACAS Administração municipal estuda deixar cargo vago ou remanejamento