Inaugurado CREAS de Joaçaba

Dezembro está sendo marcado como o mês das realizações na Prefeitura de Joaçaba. A última delas aconteceu nesta terça-feira, com a inauguração e abertura do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CREAS Sentinela. “Para nós trata-se de um momento muito importante, onde estamos colocando em prática ações que de fato venham a garantir o atendimento social, que nossa cidade tanto precisa. Tenho certeza que o CREAS Sentinela, vem a somar o bom trabalho que a secretária de ação social já vem desempenhando” destacou o Prefeito Municipal Rafael Laske.

O CREAS Joaçaba foi aprovado por  Decreto Lei Nº 3427 de 28 de agosto de 2009 e consiste em um órgão integrante do Sistema Único de Assistência Social, constituído-se numa unidade pública estatal, pólo de referência, coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade, responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com direitos violados, direcionando o foco das ações para a família, na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva. A equipe que atua no CREAS é multidisciplinar com psicólogos, pedagogos e assistentes sociais atendendo de segunda a sexta, das 7hs às 19hs. O CREAS articula os serviços de média complexidade e opera a referência e a contra-referência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção social básica e especial, com as demais políticas públicas e demais instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, prestando diretamente os seguintes serviços: Serviço de Enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes; Serviço Sentinela; Serviço de Orientação e Apoio Especializado a Indivíduos e Famílias com seus Direitos Violados;  Serviço de Orientação e Acompanhamento a Adolescentes em Cumprimento de Medida Sócioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade. Serviço de Abordagem de Rua.

Estes serviços funcionarão em estreita articulação com os demais serviços da proteção social básica e da especial, com as demais políticas públicas e demais instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social.

Para o Secretário de Ação Social de Joaçaba, Waldemar Rossen Junior, o momento é de alegria e conquistas, mas principalmente de muito trabalho. “Com o CREAS, temos hoje praticamente todo o setor social do municipal a disposição da comunidade. Agora nossa meta é partir para trabalhar e garantir que as pessoas que necessitam de atendimento, e assim sendo melhorando a qualidade de vida das pessoas” falou. Fora investidos aproximadamente mais de 100 mil reais, entre aluguel do prédio, mobília e treinamento da equipe que irá atuar no CREAS.

A coordenadora do Centro de Referência Rozane Martins Schmautz, fez questão de destacar a importância da formação da equipe que irá atuar com o atendimento. “Foram meses de trabalho, na busca de deixar a equipe pronta para prestar o melhor atendimento possível. Com essa inauguração, temos certeza que toda a comunidade que irá necessitar de atendimento não ficará desamparada, agora é arregaçar as mangas e trabalhar” comentou. O CREAS está funcionando na rua na Rua: Manoel Quintiliham Morgade, 86, ao lado do Colégio Frei Rogério – prédio onde tradicionalmente funciona o Programa Sentinela.