Alunos se formam Protetores Ambientais

Formaram-se na última sexta-feira(11), dezoito alunos da rede municipal de ensino, que participaram de capacitação do Programa Protetores Ambientais, desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina. Estiveram presentes oficiais da 10ª Guarnição Especial da Polícia Militar, e 13º Pelotão da Polícia Ambiental; o Prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Jair Lorezetti, e a Diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Terezinha Topanotti. Bem como pais e diretores das escolas.

O projeto que forma protetores ambientais, iniciou no mês de setembro em Joaçaba, com 32 alunos, de três escolas municipais; do CERT – Centro Educaional Roberto Tromposwky, Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes e Rotary Fritz Lucht, envolvendo alunos com idade média de 12 á 14 anos. Sessenta e nove alunos, fizeram os testes para ingressar no curso. A Celulose Irani e a Brasil Foods, foram parceiros do projeto em Joaçaba.

Os alunos puderam participar durante todo o ano de 2009, de importantes atividades como de conhecer a barragem de Campos Novos, o parque da Serra do Tabuleiro em Florianopolis, zoológicos, entre outros, oportunidade onde puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, realizando dinâmicas de grupo aliando o conteúdo de preservação ambiental aos conceitos de respeito ao próximo e trabalho em equipe.

“Em todas as atividades, elaboramos tarefas para contextualizar os conhecimentos ensinados no curso, com a realidade ambiental de forma criativa e aproveitando os recursos naturais”, explica o Sargento Nereu Lins, do 3º batalhão da Polícia Militar Ambiental. “Acreditamos que atividades de campo, aliadas ao cohecimento adquirido em sala de aula, são ideais para estimular o trabalho em equipe e o comprometimento com o curso; além de valorizar o respeito, a disciplina e a união, que são importantes pilares do Programa”, completa.

Os alunos que participam do curso, que ao todo possui cerca de 180horas/aula, e tem noções básicas sobre a biodivesidade, flora, fauna, poluição, lixo, agricultura, solo, pesca, recursos hídricos, educação ambiental, drogas, trânsito, DST, entre outras disciplinas teóricas e práticas.

As aulas são ministradas por policiais ambientais e profissionais que atuam em áreas ambientais, e encerram no inicio deste mês de dezembro. Os novos protetores ambientais formados neste último dia 11, irão atuar como protetores ambientas, e multiplicadores junto a comunidade e as unidades escolares. “Eles estarão aptos a desenvolver atividades educativas e práticas relacionadas à preservação do meio ambiente, além de participarem de eventos e atividades relacionadas às datas comemorativas e campanhas educativas”, destaca o Sargento Nereu. “O contato com o meio ambiente é fundamental para que os adolescentes possam vivenciar e conhecer a riqueza que a natureza nos oferece”, salienta.

Para 2010 o programa também deve ser realizado em escolas estaduais e particulares, de Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Professor Sérgio Lazzarini, o projeto Protetores Ambientais é um importante programa de educação ambiental no desenvolvido pela Polícia Ambiental Catarinense. “Além de incentivar o respeito às pessoas e ao meio ambiente, outro pilar deste projeto está relacionado ao desenvolvimento social, resgatando a cidadania. As crianças participam de aulas sobre legislação ambiental, poluição, biodiversidade, primeiros socorros, civismo, moral e ética”, diz.

Para o prefeito Rafael Laske, que acompanhou os alunos em uma visita a um zoológico antes da formatura. “É emocionante ver alunos se formando, em um curso tão importante”, diz. “Mas o maior bem do curso, porém, está no futuro. Nas lições que todos estes jovens aprendem como Protetores Ambientais, que vão levar pelo resto de suas vidas, zelando pela natureza e ensinando a comunidade, sua família, colegas e futuramente até seus filhos a cuidarem do meio ambiente”, salienta Laske.

“Vejo que o curso vai além de ensinamentos ligados ao meio ambiente, passa por ensinamentos de ética e moral, enfatizada pelos oficiais da Policia Ambiental. Isso proporcionara crescimento como pessoa e como cidadãos, tendo como alicerce a disciplina e o respeito”, ressalta o Prefeito. “Acredito que estes jovens cada um em sua vida, e na área profissional que escolherem atuar, se tornarão os melhores”, diz.

Sobre o Programa

O Programa Protetores Ambientais é um projeto pioneiro na formação de agentes ambientais para a multiplicação de conceitos sociais e ambientais. Os alunos recebem treinamentos teóricos e práticos sobre preservação da natureza, legislação ambiental, aspectos da fauna e flora locais, primeiros socorros, civismo, moral e ética.

Trata-se de um trabalho desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental, o curso tem auxiliado na formação dos jovens, com base em preceitos éticos e cidadãos, além de tratar dos temas voltados à sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

PAULA PATUSSI / ASCOM