Creche municipal realiza projeto com crianças de berçário
Cerca de vinte e seis crianças que freqüentam o Berçário I na Creche Nossa Senhora de Lourdes de atividade lúdicas.
Várias atividades vem sendo realizadas com as crianças que freqüentam Creche Nossa Senhora de Lourdes, desde sua inauguração em junho deste ano.
Um importante projeto vem sendo desenvolvido no Berçário I, e está possibilitando que as crianças conheçam os personagens das cantigas que ouvem diariamente. O projeto é desenvolvido pelas professoras Fátima Rodrigues, Elir Barcaro, Nina Beló, Lurdes de Barros, Arlete Ferreira e Janete Dalla Costa. “O projeto intitulado “Cantigas de roda”, proporciona que as crianças tenham contato direto com animais, personagem das músicas conhecidas por eles. Um pintinho foi nosso primeiro visitante, personagem de uma cantiga infantil muito conhecida, chamada “Meu pintinho amarelinho”. Agora uma cachorrinha, tem freqüentado a sala do BI todos os dias”, ressalta uma das professoras que desenvolvem o projeto no BI da Creche Nossa Senhora de Lourdes, Nina Belló.
Segundo a professora Nina, para as crianças de 4 meses até 1 ano de idade, que freqüentam o BI na Creche, estão em uma fase, que começam a desenvolver a percepção visual e a construção da fala, e que é um dos processos mais importantes nessa faixa etária. “Elas desconhecem animais, cores, formas, e até então só tem tido contato com pessoas e outras crianças”, diz. “Esse projeto visa de forma lúdica e prazerosa trabalhar a afetividade deles com os animais, conhecer desde cedo cores e formas, e distinguir através da música o animal, no caso o simpático pintinho amarelinho que já visitou a creche, e agora está carinhosa cachorrinha que visita todos os dias a creche”, salienta Nina.
A professora Nina explica que as crianças adoraram a cachorrinha, que foi encontrada pela professora Lurdes, abandonada dentro de uma caixa com mais 3 filhotinhos. “Ela adotou a Bel, e como já estávamos desenvolvendo o projeto com a música, “Cachorrinho está latindo”, não foi difícil encontrar um animalzinho. Algumas crianças que no início tinham medo, deixam agora até a cachorrinha brincar de morder, seus pezinhos e mãos; sem machucar é claro, já que a Bel é ainda filhote”, diz.
Ela ainda salienta que são selecionadas cantigas curtas e de agrado das crianças, que trabalha a percepção e entendimento da criança. “Elas ouvem as cantigas, e interagem com o animal. Cada música é cantada várias vezes ao dia, e depois elas participam de atividades que exploram a manipulação de materiais como tinta, farinha e barro, na criação de trabalhos artísticos”, diz.
“Percebemos que nesta fase essencialmente sensória, do desenvolvimento motor, e que também envolvem a percepção visual, e o manuseio de objetos e movimento corporal, são bastante significativas para a criança”, ressalta a professora Nina.
O projeto com cantigas de roda tem como finalidade integrar e fazer com que as crianças interajam no mundo das brincadeiras e cantigas, proporcionando o que é de mais rico e saudável nesta idade, cantar e brincar. “Assim também mudamos o conceito de creche, que até pouco tempo atrás era só cuidar de crianças”, salienta a diretora da creche Eliane de Souza Buttner.
“Hoje a creche promove atividades que trabalham linguagem e o cognitivo. O objetivo de trabalhar com esses projetos, é de oferecer as crianças situações prazerosas e interessantes, e que dá a oportunidade das professoras abordarem diferentes conteúdos. O projeto possibilita que o processo da aquisição da língua seja direcionado a partir de um tema atraente para as crianças”, diz.
Esta foi um dos últimos projetos da creche, que encerra suas atividades no próximo dia 07. “Este projeto possibilita as crianças diferentes vivências, além de propor um espaço para a expressão de sentimentos, assim como a ênfase ao respeito pelos animais e pelos colegas. E terá continuação no próximo ano”, completa a professora Nina.