Joaçaba recebe pela primeira vez Núcleo de Conciliação do TJ

A Comarca de Joaçaba recebe, pela primeira vez, o Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça catarinense, nesta quinta e sexta-feiras (26/11 e 27/11). O presidente do Núcleo de Conciliação, desembargador Marcus Túlio Sartorato, junto aos advogados aposentados Carlos Boadad Filho e Plinio Bueno, realizarão audiências de conciliação para processos daquela comarca que tramitam no Tribunal de Justiça, na capital.

As audiências acontecem das 9h às 12h e das 14h às 18h, de forma simultânea em três salas de audiências do Fórum de Joaçaba. Ao longo dos dois dias, 90 audiências estão previstas – sua realização depende da presença das partes – , das mais diversas matérias jurídicas, entre elas indenizações por danos materiais e direito de família.
Esta é a segunda vez que o Núcleo de Conciliação leva seus serviços ao Meio-Oeste – Concórdia foi a primeira, em abril de 2008.

Núcleo de Conciliação

O Núcleo de Conciliação opera desde maio de 2006 na busca de uma solução amigável das ações judiciais no 2º Grau de jurisdição. Ao invés de tramitar normalmente nas sessões de julgamento do Tribunal de Justiça, os processos são levados pelos conciliadores diretamente as partes em uma audiência, onde têm a oportunidade de se chegar a um acordo.
O objetivo do Núcleo de Conciliação é oferecer as partes uma opção ágil, eficiente e barata para solucionar conflitos que demandariam muito mais tempo e dinheiro através das engrenagens da Justiça formal.
O Núcleo de Conciliação atua de forma itinerante, levando a conciliação para diversas Comarcas do Estado. Este ano, as cidades contempladas foram Blumenau, Joinville, Araranguá e agora, Joaçaba. Uma próxima visita à Comarca de Joinville será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro – devido a iniciativa de uma empresa da região em propor a conciliação.

Autoridade presente:
Desembargador Mascus Túlio Sartorato – presidente do Núcleo de Conciliação