Secretaria de Saúde prepara-se para o Dia Mundial da Luta Contra a Aids

Romper as barreiras do preconceito e da discriminação das pessoas que vivem com HIV ou ainda já estão doente em virtudes da AIDS. Essa é a principal meta da Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba, que já atua na campanha que marca o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, confirmado para ocorrer no próximo dia primeiro de dezembro. Antes mesmo da data, o setor de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS) de Joaçaba já atua na campanha de mobilização. “Estamos realizando uma série de ações, como por exemplo palestras em empresas, unidades de saúde e PSF´s, afim de que a campanha tenha a maior abrangência possível”  falou Sulani Weltter coordenado do Programa no município.

A campanha em Joaçaba, tem um foco bem definido. “Para quem tem AIDS, a solidão é companheira. O preconceito faz com que o portador do vírus se isole, como um peixe solitário, deixando de viver uma vida mais saudável. E a falta de informação é a principal causa do preconceito, impedindo que o portador de HIV tenha uma vida social normal.” Informa o texto principal das peças de divulgação da campanha. “É preciso quebrar alguns velhos conceitos que se tem a respeito dessa doença e só conseguiremos fazer isso com informação, porque depois de tantos anos o perfil da pessoas que se contagiam com o vírus mudou muito e por isso se faz necessário que todos, de uma forma ou outra estejam mais abertos ao assunto e se quebre alguns tabus” acrescentou Sulani.

Além das ações educativas e de informação que já estão acontecendo, está previsto para o dia primeiro de dezembro, uma grande mobilização no centro da cidade, chamando a atenção de todos para esse novo enfoque a respeito da doença. Se faz necessário, conforme revela a equipe da secretaria de saúde do município, que esse preconceito acabe ou pelo menos reduza, afim de que o tratamento dos doentes possa ser mais efetivo bem como as ações preventivas aconteçam de forma mais ampla e eficaz. “Toda a cidade deverá estar aberta a esse assunto, estaremos usando muito a informação como ferramenta para tornar esse tema um fato a ser discutido com seriedade em nossa cidade. Assim poderemos trabalhar de forma mais intensa na prevenção da doença bem como incentivar a realização de exames que possam dar um diagnostico mais preciso ” reforça.

Atualmente o município conta com 93 casos de pessoas infectadas com o vírus HIV, desse total 58 pacientes estão em tratamento com o coquetel de medicamentos indicados para aquelas pessoas que estão em uma fase mais avançada da doença. Dos números apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, um dado é muito importante. De um total de oito crianças infectadas com o vírus HIV, apenas quatro já apresentaram os sintomas da doença. “Isso revela que os exames pré natal e tratamento realizando com mães que apresentam o vírus está surtindo efeito” avalia Sulani.