Município de Joaçaba bem representado nos 49º JASC em Chapecó

O município de Joaçaba foi representado em 5 modalidades, nos 49º JASC – Jogos Abertos de Santa Catarina, realizados na cidade de Chapecó, entre os dias 12 á 21 de novembro. Atletas do Judô, Karate, Handebol, Voleibol e Tiro, conquistaram o 14º lugar na classificação geral com 29 pontos.  

Joaçaba é a cidade que mais vezes sediou a maior competição esportiva do estado de Santa Catarina, os JASC; nos anos de 1967, 1988, 1989, 1998 e 2006, tendo-se sagrado campeã em diversas modalidades como: futsal, judô, tiro, bocha, bolão entre outras. 

Roberto Wesoloswski, o “Betinho”, superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Esporte de Joaçaba, que juntamente com o Prefeito Rafael Laske, acompanhou todas as disputas das equipes e modalidades em que Joaçaba participou, avalia os resultados obtidos nas competições dos 49º JASC, estão dentro do esperado. “Em medalhas somos os 9º colocados. Já esperávamos a vitoria do judô feminino na competição, pelo ótimo trabalho que o diretor técnico Ysao Yamaguti vem realizando dentro da AMOJ”, destaca. As outras modalidades que representaram o município, também o fizeram muito bem e pontuaram; ficaram bem colocadas como é o caso do judô masculino vice-campeão, e do handebol que também ficou vice”.  

“Quanto à equipe de tiro, é uma modalidade que deverá ser resgatada, e sabíamos da dificuldade da equipe; tanto que para 2010 a diretoria pretende trazer novamente um dos grandes atiradores joaçabenses, o Volpato. Já as meninas do vôlei ficaram em 8º lugar e os atletas do Karatê iniciaram nas competições”, destaca Betinho.  

Para Betinho, “este ano a maioria das equipes e associações, focaram seus trabalhos nas categorias de base; já que os JASC, ainda não tinham data certa para acontecer, e acabou sendo realizado quase no final do ano, o que não dá muito tempo para preparar as equipes”. 

“As equipes ficaram colocadas dentro do que esperávamos, representaram muito bem o município de Joaçaba”, disse Betinho. Quanto à representatividade do município, ele destaca o momento e o tempo de preparo de cada associação. “Joaçaba historicamente, sempre esteve bem representada, e sempre esteve bem colocada. As equipes joaçabenses competiram de igual pra igual com muitos municípios de maior porte, e que consequentemente possuem investimentos bem maiores; mas mesmo assim conseguimos, através dos trabalhos realizados pelas associações e técnicos, estar no patamar onde hoje nos encontramos”, diz.  

Para 2010 

Betinho destaca ainda que a Fundação Municipal de Esporte, pretende para o próximo ano, fazer agora o resgate de esportes que não possuem representatividade hoje, mas que já ganharam títulos para o município. “A natação, é uma dessas modalidades, que queremos resgatar, a AJON – Associação Joaçabense de Natação, foi a primeira associação desportiva do município, onde atualmente não temos representatividade”, diz. “Além disso, queremos incluir atletas nas modalidades de tênis de mesa e no atletismo; através da inserção de um conjunto de leis, que em 2010, se aprovada for,  assegurarão investimentos no desporto dentro das escolas e nas comunidades, mudando o esporte em nosso município”, diz. 

Com a nova lei, escolas do município serão cadastradas em modalidades esportivas, que serão ofertadas pela Fundação Municipal de Esportes, e com isso receberão uma contrapartida financeira de acordo com o número de alunos que participarem das modalidades oferecidas nas ainda indefinidas categorias oferecidas pela Fundação. “Será um incentivo a prática de esportes, e que trará resultados, sejam a médio e a longo prazo, mas trará. Reformulará o esporte em nosso município, com a possibilidade de descobrir novos atletas, incluindo nos esportes de rendimento que Joaçaba possui”, diz.  

“A visão romântica de que esporte se faz só por amor a camisa não existe mais, não se faz mais esporte de rendimento só por amor a camisa. Hoje os atletas precisam receber apoio financeiro para se manter, e as associações também precisam receber investimentos altos. A única alternativa para se manter no esporte de rendimento”, destaca Betinho. A nova lei que deverá mexer na estrutura organizacional e trazer benefícios para o esporte joaçabense, deverá entrar no último bloco de sessões da Câmara de Vereadores de Joaçaba, nos próximos dias 07, 08 e 09 de dezembro. 

As equipes joaçabenses finalizaram seus calendários com a participação nos JASC. Voltarão a treinar para a próxima temporada, e também se preparão para a 50ª edição dos JASC, em 2010 que será realizado no berço dos Jogos, no município de Brusque. 

RESUMO GERAL 

MODALIDADE CLASSIFICAÇÃO
JUDO FEMININO CAMPEÃO
JUD MASCULINO VICE-CAMPEÃO
HANDEBOL MASCULINO VICE-CAMPEÃO
VOLEIBOL FEMININO 8º LUGAR
TIRO ARMAS CURTAS 8º A 12º LUGAR
TIRO ARMAS LONGAS NÃO CLASSIFICO
CARATE MASCULINO 17º A 24º LUGAR

 

 

QUADRO GERAL DE MEDALHAS
clas Cidade ouro prata bronze
FLORIANÓPOLIS 50 30 18
JOINVILLE 33 35 39
BLUMENAU 24 39 34
CONCÓRDIA 18 12 21
CHAPECÓ 15 18 21
ITAJAÍ 15 13 12
JARAGUÁ DO SUL 9 7 19
CRICIÚMA 8 4 10
JOAÇABA 7 4 5
10º POMERODE 7 2 5
11º RIO DO SUL 6 5 7
12º SÃO B.DO SUL 3 0 1
13º BRUSQUE 2 6 5

  

 

 

 

 

 

 

  

 

       

QUADRO GERAL DE PONTOS
clas Cidade PONTOS
FLORIANÓPOLIS 205
BLUMENAU 171
CHAPECÓ 158
JOINVILLE 141
CONCÓRDIA 88
ITAJAÍ 70
CRICIÚMA 50
RIO DO SUL 49
JARAGUÁ DO SUL 49
10º BALN.CAMBORIÚ 46
11º TIMBO 38
12º POMERODE 36
13º BRUSQUE 36
14º JOAÇABA 29
15º SÃO JOSÉ 15

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUADRO GERAL DE TROFÉUS
clas Cidade ouro prata bronze
FLORIANÓPOLIS 12 3 1
BLUMENAU 6 5 7
CHAPECÓ