Alunos da Escola Municipal Anita Vieira Lopes recebem medalha de ouro da OBA 2009.

Ao olhar o céu em uma noite sem nuvens e longe das luzes da cidade, é inevitável a sensação de vastidão do cosmos. Inúmeras luzinhas, que hoje sabemos serem estrelas distantes que pontuam o firmamento, o cosmo.

Neste ano de 2009, decretado o ano Internacional da Astronomia, os alunos da 3ª e 4ª Série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Anita Lopes Vieira, trabalharam o “Projeto Viajando pelo Universo” com uma proposta de trabalho pedagógico que visa a interdisciplinaridade e a ampliação das capacidades dos alunos com relação a observar, conhecer, pesquisar, explicar, comparar e representar sua inserção no universo.

Segundo a professora e coordenadora do projeto, Cláudia Marien Arnhold, “o objetivo principal desse projeto é de estimular o interesse dos alunos pela Astronomia e Ciências afins, de maneira a apoiar e complementar as disciplinas do currículo escolar com atividades criativas”, diz. É uma ferramenta para aperfeiçoar o ensino, e como tal, favorecer ao aluno a melhor compreensão das questões da Matemática, Ciências, Geografia, História, Português entre outras através da experimentação lúdica e interativa. Os alunos realizaram diversas atividades, como uma visita ao Observatório em Videira, participaram da Feira de Matemática, e construíram foguetes e maquetes do Sistema Solar e participaram da OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia. A OBA é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Furnas Centrais Elétricas S/A.

Nesta semana a Escola recebeu o resultado nacional da OBA, e dos 24 alunos participantes, três receberam Medalha de Ouro, foram eles: Luiza Prezotto, Vinícius Balbinote e Jucilene Bonamigo.

“Parabéns pelo sucesso de nossos alunos que mais uma vez mostram que a dedicação aos estudos e a qualidade de ensino tem se transformado em bons resultados”, completa Cláudia.