Alunos de escolas municipais de Joaçaba participam de atividades educativas do Programa Protetores Ambientais

Dezoito alunos estão participando do Programa Protetores Ambientais, desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina. Eles participaram de uma importante atividade de campo nessa semana. Os alunos que estudam em escolas municipais, tiveram a oportunidade de conhecer a barragem de Campos Novos. Onde puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, e se divertirem em um passeio andar de lancha.

Os alunos realizaram dinâmicas de grupo aliando o conteúdo de preservação ambiental aos conceitos de respeito ao próximo e trabalho em equipe. “Elaboramos as tarefas para contextualizar os conhecimentos ensinados no curso, com a realidade ambiental de forma criativa e aproveitando os recursos naturais”, explica o Sargento Nereu Lins, do 3º batalhão da Polícia Militar Ambiental. “Acreditamos que atividades de campo como essa, são ideais para estimular o trabalho em equipe e o comprometimento com o curso; além de valorizar o respeito, a disciplina e a união, que são importantes pilares do Programa”, completa.

O projeto que forma protetores ambientais, iniciou no mês de setembro em Joaçaba, com 32 alunos, de três escolas municipais; do CERT – Centro Educaional Roberto Tromposwky, Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes e Rotary Fritz Lucht. Os alunos tem idade média de 12 á 14 anos.

As aulas encerram no mês de dezembro, com a formatura dos novos protetores ambientais no dia 11.

Para 2010 o programa também deve ser realizado em escolas estaduais e particulares, de Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna. Os alunos que participam do curso, tem noções básicas sobre a biodivesidade, flora, fauna, poluição, lixo, agricultura, solo, pesca, recursos hídricos, educação ambiental, drogas, trânsito, DST, entre outras disciplinas teóricas e práticas. Ao todo o curso tem 180 horas/aulas, ministradas por policiais ambientais e profissionais que atuam em áreas ambientais. “Depois de capacitados, os estudantes vão atuar como protetores ambientas, como multiplicadores juntos às unidades escolares. Eles estarão aptos a desenvolver atividades educativas e práticas relacionadas à preservação do meio ambiente, além de participarem de eventos e atividades relacionadas às datas comemorativas e campanhas educativas”, destaca o Sargento Nereu. “O contato com o meio ambiente é fundamental para que os adolescentes possam vivenciar e conhecer a riqueza que a natureza nos oferece”, salienta o Sargento Nereu.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Professor Sérgio Lazzarini, o projeto Protetores Ambientais é um importante programa de educação ambiental no desenvolvido pela Polícia Ambiental Catarinense. “Além de incentivar o respeito às pessoas e ao meio ambiente, outro pilar deste projeto está relacionado ao desenvolvimento social, resgatando a cidadania. As crianças participam de aulas sobre legislação ambiental, poluição, biodiversidade, primeiros socorros, civismo, moral e ética”, diz.

Sobre o Programa

O Programa Protetores Ambientais é um projeto pioneiro na formação de agentes ambientais para a multiplicação de conceitos sociais e ambientais. Os alunos recebem treinamentos teóricos e práticos sobre preservação da natureza, legislação ambiental, aspectos da fauna e flora locais, primeiros socorros, civismo, moral e ética.

Trata-se de um trabalho desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental, o curso tem auxiliado na formação dos jovens, com base em preceitos éticos e cidadãos, além de tratar dos temas voltados à sustentabilidade do uso dos recursos naturais.