Prefeitura sugere alternativas para estacionamento rotativo

Nesta semana, o Prefeito Municipal de Joaçaba, Rafael Laske, juntamente com a comissão que estuda o sistema de estacionamento rotativo no município, apresentou  a proposta de alternativas para reativação da “Zona Azul” para membros representativos da comunidade, que há pouco mais 60 dias solicitaram formalmente a paralisação dos serviços na cidade. “Assim como determinei naquela época, uma comissão vem estudando alternativas para que o sistema funcione da melhor forma possível em nossa cidade e agora estamos apresentando uma das primeiras alternativas para que isso aconteça” falou o Prefeito.

Juntamente com o procurador geral do município, Laske deixou claro durante a reunião de que a idéia da “Zona Azul” não é arrecadar, mas sim organizar e possibilitar a disponibilidade de vagas nas áreas centrais da cidade. “Nossa visão sempre foi de que o sistema funcione de forma transparente e principalmente efetiva. Esse período em que estamos sem a regulamentação, serviu para mostrar de que o estacionamento rotativo é algo realmente necessário, até porque as pessoas não criaram o hábito do uso consciente do carro” lembrou.

A principal novidade da reunião é o modelo de gestão apresentado pelo executivo. Segundo a comissão, o melhor exemplo de gestão do estacionamento rotativo acontece quando ele é comandado por uma entidade sem fins lucrativos diretos, como a Câmara de Dirigentes Lojistas ou até mesmo a Associação de Pais e Amigos do Excepcional. “Em cidades como Brusque e Lages, a “zona azul” é uma responsabilidade direta de entidades como essa, demonstrando principalmente transparência com o bem público” revelou Laske.

No encontro dessa semana, a proposta foi apresentada oficialmente a CDL de Joaçaba, que ficou de analisar a idéia e apresentar em breve uma resposta oficial. Para os membros da comissão, a entidade foi a primeira a ser sugerida por ser uma das principais interessadas no assunto. “Caso ela não aceite iremos apresentar a proposta a outras instituições de utilidade pública. Não pretendemos nesse primeiro momento ter que realizar uma concorrência pública para exploração dos serviços da “zona azul” porque nossa idéia não é explorar financeiramente essa situação. Quero que o estacionamento funcione da melhor forma possível e que a nossa comunidade e as pessoas que visitam nossa cidade não sejam explorados” adverte o Prefeito, lembrando ainda que caso uma empresa assuma o estacionamento rotativo as taxa serão mais caras.

Uma das novidades apresentadas pela comissão, é que os monitores deverão servir como guias da cidade, não se restringindo apenas a indicar a atuação errada daqueles veículos que infringirem a lei. “O sistema de multa, que estava sendo aplicado, onde o Policial aplicável a infração não poderá ser mudada, porque esse é o entendimento judicial predominante no Estado de Santa Catarina, porém, podemos melhorar significativamente o atendimento e é essa a nossa meta, prestar o melhor serviço a comunidade” concluiu o Prefeito.