Alunos de escolas municipais de Joaçaba recebem capacitação do PROERD

Uma parceria entre Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, e a Polícia Militar (PM), faz com que escolas municipais recebam toda as semanas Policiais Militares que ministram aulas para alunos da 4ª série. Esse projeto vem integrando alunos com idade média entre 9 a 12anos, de escolas municipais de Joaçaba, ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que tem como ponto central a prevenção ao uso de drogas.

Aproximadamente 270 alunos de 4ª séries do município, recebem informações através de palestras, aulas, com o uso de vídeos e outros meios, realizados pela Polícia Militar. Para o Secretário de Educação de Joaçaba, Professor Sérgio Lazzarini, “é muito mais simples e fácil educar as crianças e conscientizá-las dos problemas relacionados às drogas desde cedo, podendo livrá-las de vícios e sermos um dos responsáveis para que elas tenham uma vida saudável, livre de qualquer tipo de droga”, diz.

O projeto consiste em ministrar aulas de prevenção aos alunos, realizadas uma vez por semana nas oito escolas da rede municipal, no horário das aulas, com duração de 50 minutos. Para a diretora da Escola Municipal Frida Regensburger Débora Tonet, uma das escolas que recebe o projeto. “O trabalho realizado pela PM é feito da forma mais didática possível e ensina da maneira mais descontraída possível, sempre tendo em mente a seriedade do trabalho; os PMs ministram as aulas, com o uso de apostilas, mostram situações fictícias relacionadas não somente a drogas ilegais, como também cigarro e bebidas alcoólicas”, diz.

Os alunos são extremamente participativos. “Eles não faltam de maneira nenhuma às aulas”. Ela explica que o projeto tem duração de seis meses e que, em seu término, é feita a formatura, onde os alunos recebem um certificado de participação.

A diretora Débora Tonet diz que os resultados positivos são visíveis. Ela conta que todas as atividades do projeto envolvem a escola, os alunos e os pais. “Eles levam tarefas para fazerem em casa e contam com a ajuda dos pais para realizá-las. Não somente as crianças aprendem, mas também os responsáveis por elas. Alguns pais até pararam de fumar, por influência das crianças”, orgulha-se a diretora.

Outras escolas da rede municipal também recebem as aulas, todas as quartas-feiras, PMs freqüentam as escolas, CERT – Centro Educacional Roberto Trompowsky, Clara Zomkowski, Nossa Senhora de Lourdes, Frida Regensburger, Rotary Fritz Lucht e Menino Deus.

O PROERD

O projeto- O PROERD é um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos do 4º ano, que encontram-se na faixa etária de 9 a 12 anos de idade. O programa é aplicado nas escolas da rede de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula. Para mais informações, basta acessar o site

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD),  constitui uma forma de atuação das Polícias Militares, voltada para a prevenção ao uso indevido de drogas, às ações de vandalismo e formação de gangues entre jovens.

“A presença de policiais militares nas escolas para a aplicação do PROERD aumenta também a possibilidade de redução de outros problemas locais afetos à segurança pública, aproximando a PM e a própria entidade de ensino à comunidade”, ressalta o Secretário de Educação Lazzarini.

O PROERD tem por base, o Programa D.A.R.E. (Drugs Abuse Resistence Education), inicialmente desenvolvido e aplicado pelo Departamento de Polícia e o Distrito Escolar Unificado da cidade de Los Angeles/EUA em 1983 e que hoje está sendo aplicado em todo o País. Atualmente o Programa vem sendo aplicado em aproximadamente 57 países. Vem sendo desenvolvido no Brasil desde 1992, com as adaptações necessárias à nossa realidade cultural.

A vinda do "D.A.R.E." para o Brasil foi proporcionada através da realização de cursos específicos ministrados pelo Centro de Treinamento do D.A.R.E. de Los Angeles/EUA, a integrantes da Polícia Militar do Estado de Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

O PROERD vem sendo desenvolvido por Policiais Militares, que possuam o Curso de Formação de Instrutores PROERD, Em momento algum é concebida a autorização de serem ministradas aulas fora do padrão PROERD.