Mais de mil pessoas reivindicam Udesc em Joaçaba

Sob o forte sol da manhã desta terça, mais de mil pessoas, entre estudantes, entidades sociais, clubes de serviços e autoridades políticas, todos unidos em uma manifestação pacifica para reivindicar e mostrar o apoio incondicional da população a vinda da instituição para a cidade. “Temos vontade popular e o melhor projeto para consolidar nossa cidade como um novo campus da Udesc e se depender de apoio político iremos fazer o máximo” falou o Prefeito Rafael Laske, que publicamente assumiu não medir esforços que venham a garanti a vinda da instituição para a cidade. Entre os presentes também estavam, o vice prefeito de Joaçaba, Joventino de Marco, o Prefeito da cidade de Herval d´Oeste, Nelson Guindani, o Secretário de Desenvolvimento Regional Joaçaba, Jair Loresentti, vereadores e secretários municipais.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vai instalar uma unidade de ensino na egião Meio-oeste. O anúncio foi feito pelo governador Luiz Henrique em audiência com a reitoria da instituição, secretários de sete SDRs do Meio-oeste, deputados estaduais e prefeitos.

O município que vai receber o campus será decidido após serem ouvidos os integrantes dos conselhos de Desenvolvimento Regional das SDRs Caçador, Curitibanos, Videira, Joaçaba, Campos Novos, Xanxerê e Concórdia. De acordo com o reitor da Udesc, Sebastião Iberê, já no próximo ano a universidade inicia a implantação através de núcleos de extensão e pesquisa a partir das unidades já existentes.

O governador Luiz Henrique anunciou que vai buscar para 2011 o aumento do índice constitucional de participação da Udesc na receita líquida do Estado de 2,05% para 2,1% o que vai permitir a instalação definitiva do campus até 2012. “Vou conversar com o vice-governador Leonel Pavan e com a concordância dele mandaremos o projeto para a Assembléia Legislativa, informou o governador.

Para a escolha do município sede, a Udesc levou em conta diversos critérios, como posição geográfica em relação as demais unidades e regional, infraestrutura de acesso, existência de outras universidades, quantidade de alunos no 2º grau e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Por esses indicadores, as SDRs apontadas como prioritárias foram Caçador, Videira e Joaçaba.