Alexandre Dietrich em Joaçaba

O pianista apresenta-se nesta sexta-feira no teatro Alfredo Sigwalt. 

O Pianista Alexandre Dietrich, um dos músicos mais talentosos da nova geração catarinense, realizará uma série de recitais com estréia no Oeste Catarinense. A Produção Cultural é de Lourcley Silvestre. Os recitais foram viabilizados pelo Governo do Estado de Santa Catarina com o apoio do Memorial Attilio Fontana. 

O Pianista Alexandre Dietrich apresentará um concerto didático de piano solo, no dia 30 de outubro de 2009 no Teatro Alfredo Sigwalt, as 20:00 com entrada franca, que irá proporcionar o acesso de todos neste concerto. 

O concerto que tem produção de Lourcley Silvestre faz parte do Projeto Cultural PIANO BRASIL, que oportuniza nove apresentações de piano solo com interpretação do pianista Alexandre Dietrich, nas cidades de Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Salvador/BA, Aracaju/SE, São Francisco do Sul/SC, Florianópolis/SC, Concórdia/SC e Joaçaba/SC.  

O pianista Alexandre Dietrich apresentará um vasto repertório de apurada técnica pianística, executando obras de compositores eruditos conhecidos do grande público, como Mozart, Beethoven, Liszt, Chopin, Debussy e compositores nacionais como Villa–Lobos, Camargo Guarnieri, Ernesto Nazareth, entre outros e o compositor catarinense Aldo Krieger.  

Para tornar o concerto mais atrativo, haverá interação entre o pianista e a platéia, através de informações curiosas, de forma simples e objetiva, sobre as obras interpretadas, sobre os compositores, sobre o estilo de composição, sobre o pensamento humanístico da época em que a obra foi composta, os reflexos que este pensamento apresenta na obra de arte e suas particularidades estilísticas e composicionais. 

Alexandre Dietrich apresentará mais seis recitais com o projeto Piano Brasil nas cidades de Florianópolis, Rio de Janeiro, Salvador e Aracaju.  Viabilizado pelo FUNCULTURAL. 

“Através do Recital didático estaremos estimulando a vivência e o gosto pela arte musical, assim como popularizando a música erudita em boa parte do público alvo, visando à formação de novas platéias”, destaca o pianista Alexandre Dietrich, que aos 10 anos de idade começou a tocar. 

 

Currículo do Pianista ALEXANDRE DIETRICH 

 

Alexandre Dietrich, um dos mais atuantes artistas de Santa Catarina, iniciou seus estudos musicais aos 10 anos de idade sob orientação da professora Margareth Dhein (RS), posteriormente teve a orientação dos professores Paulo Rogério Farias (RJ), e Maria Bernardete Castela Póvoas (SC). 

Participou de inúmeros cursos e "Master Class" com inúmeros pianistas, nacionais e estrangeiros, citando: Ney Fialkow, Luis Senise, Fernando Lopes, Fulvia Escobar,Ricardo Ballestero, Dirce Knijinik, Cristina Ortiz, Eva Maria Alexander, Thomas Steinhöfel, Marina Lomazov, John Rink, entre outros. È formado na Universidade do Estado de Santa Catarina com o título de Bacharel em Música, agosto de 2003.

Alexandre teve sua estréia internacional participando do Primeiro Festival de Concertos para Piano e Orquestra (Atelier Pianístico) em Bordeaux – França, a convite da renomada pianista internacional Cristina Ortiz, que organizou o evento.

A convite dos estudantes de Cinema da Universidade do Sul do País – UNISUL, gravou ao piano a trilha sonora do filme de curta metragem "Você vem sempre por aqui ".Suas apresentações de piano solo já percorreram vários estados do Brasil, a citar: Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro.Em setembro de 2007, Alexandre apresentou-se em vários países do continente europeu, com a Turnê O Piano Brasileiro, projeto aprovado pelo FUNCULTURAL- SC, pelas  seguintes capitais: França- Paris, Portugal – Lisboa, Espanha – Madri e Bélgica – Bruxelas, fazendo parte seu recital de piano na abertura do "Festival de Som e Cinema da Bélgica".

Em 2008, Alexandre gravou pela rádio MEC do Rio de Janeiro uma seleção de obras de compositores brasileiros, e posteriormente retornou ao Rio de Janeiro para uma apresentação de piano solo no Centro Cultural do Tribunal Federal de Justiça do Rio de Janeiro. 

Recentemente apresentou com apoio da Fundação Catarinense de Cultura um recital de piano solo em homenagem a professora Elisabete Anderle no MASCRealizou a Turnê “Canções pelo Sul do País – Duo Dietrich  de Carli” projeto viabilizado pela Lei Estadual de Cultura – FUNCULTURAL,  nas cidades de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Criciúma, Itajaí e Concórdia. 

Em fevereiro de 2009, realizou dois recitais nos Estados Unidos, de piano e canto, com o Cantor Fernando de Carli, nas cidades de Athens (Giorgia) e Roanoke (Virginia). Realizou o Projeto Cultural Florianópolis em Canto e Piano, em Junho de 2009, com o tenor Fernando de Carli apresentando cinco recitais em Florianópolis.

 

Paula Patussi/ASCOM