A dança em seu melhor estilo

A dança é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

E é essa arte que Joaçaba, através da Prefeitura Municipal com a sua diretoria de eventos, contempla uma nova proposta de Dança, que abrange fundamentos artitisticos e educativos, proporcionando aos balarinos um contato mais efetivo e intimista com a possibilidade dde se expressar criativamente através do movimento. Oferece para o público um local respeitavel e objetiva a formação de platéia para eventos futuros. “Pretendemos fazer um evento que marque a maturidade do Festival, que já chega a sua décima oitava edição, consolidando-se como um dos principais eventos do genêro na região do meio oeste” disse o diretor municipal de eventos, José Otávio Caliari Filho, popularmente conhecido como Tuti. O XVII Festival de Dança de Joaçaba, acontece dos dias 19 à 22 de novembro, no teatro Alfredo Sigwalt.

O evento, é realizado no formato “amostra” e “competição”, oportunizando novos trabalhos e valorização dos já existentes. “Existe uma preocupação em apresenta-lo a sociidade com um sabor artistico, onde de forme platéia relacionando o movimento sociocultural com o entreterimento e por fim o mercado de consumo.” Explica Tuti.

O sinal de maturidade do evento, acontece com a parceria formada com a Dance & Concept, empresa do ramo de enterterimento, que chega para dar um apoio direto na realização do Festival de Dança, sendo responsável por toda a parte técnica. “Junto com Octávio Nassur, uma equipe de coordenadores irá atuar diretamente focada na execução da programação. Além de suas formações especificas, afim de contribuir em diferentes áreas, existe uma pecualiaridade, onde todos são bailarinos profissionais, o que torna único o atendimento e comprenssão das necessidades de coreógrafos, alunos e público.” Revela o diretor. A expectativa é reunir mais de 90 grupos de toda a região com uma previsão de aproximadamente 1.100 bailarinos participantes e um público de quatro mil pessoas, durante o final de semana de Festival.

Nos quatro dias de festival, que será realizado no teatro Alfredo Sigwalt, além da competição de grupos de toda a região, está previsto ainda debates e mesas redondas discutindo temas relacionados a prática da dança e ainda workshops e oficinas de danças com bailarinos profissionais, que irão trazer novidades e reforçar conhecimentos na área da dança. “Nossa idéia é ampliar o festival, para que ele não se torne apenas um evento competitivo mas sim uma oportunidade de reciclagem e formação” reforça Tuti.

As inscrições já estão abertas e informações mais detalhadas podem ser obtidas através do site da Prefeitura Municipal de Joaçaba, no endereço www.joacaba.sc.gov.br no link do festival de dança, onde o regulamento completo do festival está disponivel.