Creche Nossa Senhora de Lourdes realiza projeto com crianças do berçário.
Há alguns dias crianças de até 1 ano que freqüentam o Berçário, da Creche Nossa Senhora de Lourdes, estão tendo uma diferente atividade, proporcionada pelas professoras Fátima Rodrigues, Elir Barcaro, Nina Beló, Lurdes de Barros, Arlete Ferreira e Janete Dalla Costa. Trata-se de um projeto que está possibilitando que as crianças conheçam uma ave que é personagem de uma música muito conhecida no meio infantil, e um pintinho amarelinho vem freqüentando todos os dias as salas da creche.
Segundo uma das professoras do Berçário, Janete Dalla Costa, essa é uma fase em que as crianças desconhecem animais, cores, formas, e até então só tem tido contato com pessoas e outras crianças. “Esse projeto visa de forma lúdica e prazerosa trabalhar a afetividade deles com os animais, conhecer desde cedo cores e formas, e distinguir através da musica o animal, no caso esse simpático pintinho amarelinho que visita todos os dias a creche”, diz.
Segundo a Diretora da Creche Eliane de Souza Buttner, os pais adoraram o projeto. “Cada dia uma criança levava o pintinho para casa, com instruções de como cuidar do animalzinho dando comida e água corretamente. Os pais deveriam cantar a música com as crianças, para que ela faça a assimilação da canção com o animal. Junto com tudo isso, um caderno de relatos foi enviado, para que a família da criança colocasse em palavras a experiência dela com o animal”, diz.
Em um dos relatos a mãe chamada Rosane fala que quando a família chegou em casa, imediatamente tiraram o pintinho da gaiola e soltaram para que a criança pudesse brincar com ele. Assim a gaiola foi limpa, trocada a água e dada comida. A mãe diz que quando ele ficava sozinho piava muito, mas bastava Sofia chegar perto que ele parava. O relato não para por ai, o pintinho dormiu bem, porém não gostou de ficar no escuro. No outro dia o animal voltou para a creche e passou a noite em outra casa.
“Assim mudamos o conceito de creche de que só cuidar de crianças. Hoje a creche promove atividades que trabalham linguagem e o cognitivo. O objetivo de trabalhar com esses projetos é de oferecer à criança situações prazerosas e interessantes, o que nós dá a oportunidade de abordar diferentes conteúdos. O projeto possibilita que o processo da aquisição da língua seja direcionado a partir de um tema atraente para as crianças”, ressalta Janete.
Ainda segundo a professora Janete, os objetivos variam de acordo com a faixa etária e as características do grupo. “Acreditamos que o trabalho com projetos permite seguir um trajeto criado junto com o grupo e, também, ir além do que planejamos, valorizando as hipóteses criadas pelas crianças e estimulando o grupo a buscar respostas para as inquietações. Quando as crianças levantam hipóteses sobre qualquer assunto, elas por si só sentem necessidade de ir em busca do que querem saber”.
“Este projeto visa, possibilitar diferentes vivências procedentes de estímulos externos e internos, além de propor um espaço para a expressão de sentimentos, assim como a ênfase ao respeito pelos animais, pelos colegas e por nós mesmos”, completa a professora.
Paula Patussi/ASCOM