Consolidada Rede de Proteção Social de Joaçaba

Redes são sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições de forma democrática e participativa em torno de causas afins. O pressuposto do trabalho em rede é a participação, a cooperação, a circulação de informações e a articulação, sejam elas sistemáticas, estratégicas ou pontuais. “Nossa principal meta é de fato criar uma união de pessoas e entidades que possam de fato solucionar os problemas sociais que enfrentamos diariamente. Nós estando interligados, tudo fica mais fácil de resolver” enfatizou o Prefeito de Joaçaba Rafael Laske, durante a abertura do seminário que organizou e formalizou a rede de proteção social no município.

O secretário de Ação Social, Waldemar Ronssen, explicou que as redes são eficazes quanto maior for a capacidade de cooperação e compartilhamento de informações. “Para que a Rede funcione e alcance resultados são necessários: conhecer o tema referente a causa focalizada, elaborar um plano estratégico, definir uma agenda de encontros e eventos para seus integrantes, organização de grupos de trabalho focado nos assuntos de interesse de seus participantes, na causa e nos objetivos que se quer alcançar” definiu o secretário, depois de apresentar o organograma funcional da pasta de ação social, criada este ano na Prefeitura.

Uma das palestrantes do encontro, a Procuradora Federal Roberta Uvo, enalteceu que a Rede só conseguirá se realizar como uma revolução comunicacional, quando todos se sentirem pertencentes e atuantes nela. “Não necessita-se de grandes ferramentas, encontros demorados ou propriamente algo físico. Basta comprometimento e interação completa entre todas as entidades envolvidas no processo”.

O Prefeito Rafael Laske, finalizou sua participação deixando claro que a Rede de Proteção Social de Joaçaba, terá como objetivo principal assegurar proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade social ou qualquer forma de violência e negligência. “ Em uma brilhante iniciativa da Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Joaçaba tendo como principal colaborador o Ministério Público além de todos os segmentos da sociedade, a Rede é a prova concreta de quem no mundo atual, a comunicação e interligação entre as pessoas transforma-se em uma poderosa ferramenta de trabalho” finalizou.