Abertura da 37ª OLIEJHO reune alunos na região

Escolas de Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna disputarão onze modalidades esportivas

O cerimonial de abertura foi realizado no Centro de Eventos da UNOESC, e reuniu estudantes, professores, pais e autoridades. A OLIEJHO, um evento do esporte escolar dos 3 municípios – Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, realizada anualmente e que contribuí positivamente na formação e no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes das rede pública estadual e municipal, e ainda privada. A Olimpíada Estudantil de Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna, já encotra-se em sua 37ª edição, que intregra 28 escolas dos três municípios, em disputas nas modalidades de futsal, handebol, voleibol, basquetebol, atletismo, judô, karatê, natação, rústica, tênis de mesa, xadrez e ciclismo.

Nesta edição foi lançada a OLIEJHO Cultura, que segundo o Superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Esporte, Roberto Wesoloski, "Betinho", será realizada junto às competições esportivas. “As competições na OlIEJHO Cultural, serão de música e poesia, com composição e interpretação, neste ano homenageando Dr. Miguel Russowsky, e ainda teatro e desenho. Ainda nesta edição, estamos trazendo outro diferencial, que é a disputa de modalidades e jogos nos 3 municípios, que possuem CCOs organizadas para que as competições aconteçam em conjunto entre as cidades”, diz.

A OLIEJHO difunde a prática das várias modalidades esportivas, incentivando o surgimento de novos valores e fortalecendo os laços de amizade e camaradagem entre os estudantes e professores. As competições envolvem anualmente cerca de 3.500 alunos em 5 categorias: Pré-Mirim Masculino e Feminino, Mirim Masculino e Feminino, Juvenil Masculino e Feminino, Infantil Masculino e Feminino e Infanto-Juvenil Masculino e Feminino. Para Betinho as competições são um meio de manter a prática de esporte nas escolas, e incentivar professores, escolas e alunos a adotar hábitos saudáveis. “O esporte traz disciplina. E temos atletas e equipes de rendimento que surgiram de competições como a OLIEJHO, exemplos não faltam; temos o Seco no futsal, a Natália no vôlei, Ivan Maziero o Macarrão e Rodrigo Hoffelder no Handebol, todos eles participaram de competições como essa, e hoje encontram-se em grandes clubes”.

O prefeito Rafael Laske ressaltou a importância da OLIEJHO ressaltando, “a parceria com as três prefeituras, suas Secretarias de Educação e juntamente com o apoio dos profissionais da área de Educação Física, mostra o comprometimento de Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna, com o esporte e principalmente com seus alunos. O intuito de tudo isso é promover uma interação esportiva entre as escolas, difundindo a prática das diversas modalidades esportivas, e principalmente incentivando novos valores e fortalecendo amizades. Eu mesmo já participei de várias OLIEJHOs, e lembro-me com muito orgulho dos resultados obtidos nas competições”, diz.

O Secretário de Educação Sérgio Lazzarini, ressalta que o evento já prosperou de tal forma, que ao longo de sua existência já é reconhecido como uns dos maiores eventos esportivos escolares de Santa Catarina. “O objetivo é valorizar a participação dos estudantes, mas como o Brasil irá sediar uma Olimpíada em 2016, quem sabe alguns de nossos alunos podem se destacar e competir. Sabemos que exemplos de atletas que participaram da OLIEJHO não faltam, entre tantos alunos estudantes dos 3 municípios podem sair as novas promessas de medalhas”, destaca.

COMPETIÇÕES

As competições da 37ª OLIEJHO iniciaram com o Judô neste dia 21. Já o atletismo será realizado no dia 22 de outubro de 2009 (quinta-feira), tendo como local a Pista Olímpica do Clube Comercial e obedecerá a seguinte programação.

As provas da Natação serão realizadas no dia 23 de outubro de 2009 (sexta-feira), com início às 13h30min na piscina da AABB/Joaçaba.

A Corrida Rústica será realizada no dia 31 de outubro de 2009 (sábado) com início previsto para às 16h (feminino) e às 16h30 (masculino).

O ciclismo será realizado no dia 25 de outubro de 2009 (domingo) com início previsto para às 09h30.

O tênis de mesa será realizado no dia 25 de outubro de 2009 (domingo) no GINÁSIO DO CLUBE 10 DE MAIO.

A modalidade de xadrez será realizada nos dias 28 e 30 de outubro de 2009 (quarta e sexta-feira respectivamente) tendo como local o Clube 10 de Maio (Salão de Festas).

Maiores informações quanto às competições da OLIEJHO, locais das disputas, modalidades, entre outros estarão disponíveis no site no endereço: www.joacaba.sc.gov.br

Paula Patussi/ASCOM