Alunos da Escola Nossa Senhora Lourdes participaram de concurso realizado pela CELESC

Joaçaba: 08/10/2009 – A Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes, inscreveu-se e participou de um concurso que integra o projeto Sou Legal Tô Ligado. O Projeto organizado pela Celesc Distribuição trata do uso adequado da energia elétrica em comunidades catarinenses de baixa renda.

Participaram da etapa regional de Joaçaba a Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes e a Estadual Governador Celso Ramos que foi classificada para a etapa estadual que acontece no dia 22 de setembro próximo, na Central em Florianópolis. O concurso incentiva jovens na faixa etária de 14 a 24 anos a buscar informações, refletir sobre o tema e, expressarem seu conhecimento na forma de canções.

A Escola Muncipal Nossa Senhora de Lourdes, participou com a música que tem por título, Sou legal to ligado, energia é o meu legado, escrita e interpretada pelos alunos Luana Antunes e Patrick Sevald, coordenados pela professora Aline Simadon. A diretora da Escola, Maria Figueiredo, “além da conscientização através da música, os alunos acabam levando para casa, a seus familiares o ato de economizar energia elétrica”, diz.

Segundo o diretor regional da Celesc em Joaçaba, Eloi Hoffelder, ao promover a redução do desperdício de energia elétrica, o projeto garante melhor uso dos recursos energéticos do País e a conservação do meio ambiente. “Esses alunos deram seus recados, quanto à conscientização e ao uso racional da energia elétrica. Os benefícios são muitos, e estendem-se a toda sociedade, mas o principal benefício mesmo é para as famílias, que ganham mais qualidade de vida e conforto.”, diz

O PROJETO

O projeto foi iniciado pela Celesc em abril de 2008 como uma iniciativa conjunta de eficiência energética e inclusão social, com investimento de R$13,5 milhões do Programa Celesc Distribuição de Eficiência Energética. De acordo com a coordenadora do projeto, Maria Cléia Dunes Demétrio, “ foram envolvidos 96 comunidades em 42 municípios catarinenses, no concurso de música nessa etapa que, de acordo com ANEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, é que o primeiro nesses moldes no país, levaremos para a Central em Florianópolis, no próximo dia 22 de outubro, 16 participantes classificados nas regionais que estão sendo realizadas pelo estado”, completa.

Com duração prevista até final de 2009, o projeto beneficia comunidades selecionadas em 16 Agências Regionais da Celesc Distribuição em todo o Estado, conforme critérios previstos pelo órgão regulador (ANEEL), abrangendo uma população estimada de 35 mil famílias. As letras das músicas versam sobre o tema Eficiência Energética: O uso adequado da energia elétrica e a qualidade de vida e deve conter ainda o nome do projeto “Sou Legal, Tô Ligado!”.