Secretaria de Ação Social mantém Padaria Comunitária

Feitos com muito carinho os quitutes feitos na padaria abastecem setores social e da educação

A Prefeitura de Joaçaba mantém desde 1998 uma Padaria Comunitária, a Secretaria de Ação Social é quem coordena os trabalhos realizados, e o cronograma a ser seguido pelas funcionárias públicas, que todos os dias preparam doces, salgados, bolos, pães, que abastecem e fazem parte do cardápio das escolas municipais e programas sociais mantidos pela Secretaria como, os PETIs (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, CREAS/Sentinela, Abrigo Frei Bruno e o Centro Referência da Melhor Idade. A padaria funciona hoje no bairro Cruzeiro do Sul, ao lado do PETI desse bairro.

As funcionárias Neusa Schimtz que trabalha na padaria há 10 anos e Jônia Luvison há 2 trabalham de manhã e a tarde, para dar conta e atender ao cronograma da Secretaria. “Amamos a culinária, e aqui na padaria podemos criar novos pratos, coisas diferentes, melhorar as receitas; contamos com as idéias uma da outra, inovamos bastante para que as crianças comam da tudo”, diz. “Escolhemos uma função muito importante, pois cuidamos da alimentação de muitas crianças, fazemos tudo com muito carinho, e lógico com uma boa pitadinha de criatividade”, diz Neuza.

Todos os quitutes diferentemente dos demais dos encontrados no comércio, têm um caráter nutritivo muito maior. O segredo especial das receitas, seja em recheios ou na mistura das massas, é o carinho e o capricho com que são feitos. “O que preparamos aqui diariamente é tão bom quanto o feito em casa ou comprado em outra padaria, além de ser tudo muito caseiro é feito com muito cuidado, e com ingredientes fresquinhos”, ressalta Jônia.

A padaria atende também a eventos promovidos pela Prefeitura, como reuniões de colegiado. De acordo com o Secretário de Ação Social, Waldemar Ronssen Jr, “além da diminuição dos custos, as comidas que elas preparam na padaria é deliciosa e de confiança, pois utilizam somente ingredientes frescos, alem dos especiais, chamados carinho e dedicação”, diz.

PAULA PATUSSI / ASCOM