Entregue projeto da quarta ponte que liga Joaçaba e Herval d´Oeste

Atualmente um dos maiores problemas urbanos enfrentados nas cidades de Joaçaba e Herval d´Oeste chama-se transito. Mesmo sendo cidades totalmente independentes, o sistema viário é um só, onde qualquer ação realizada em um município gera impacto direto no outro. Segundo dados do Detran, se somados o número de carros entres os dois municípios e mais a cidade de Luzerna, se têm quase um carro para cada dois habitantes. Na manhã desta quarta-feira, (7) a primeira iniciativa no auxilio direto visando à melhoria do transito foi tomada, com a entrega do projeto técnico da quarta ponte de ligação entre os dois municípios cortando o Rio do Peixe.

Os Prefeitos de, Joaçaba Rafael Laske, de Herval d´ Oeste Nelson Guindani receberam das mãos do engenheiro Euclides Albuquerque, acompanhados do Secretário de Desenvolvimento Regional Jair Loresentti, toda a parte técnica de planejamento prevista para a obra. “É um momento importante e que mostra a união e principalmente sintonia entre as duas prefeituras, que estão juntas na busca da solução do problema, que é hoje o trânsito” salientou o Secretário Regional Jair.

A nova ponte está prevista para ser construída nas imediações de onde atualmente se localiza o pátio de obras da cidade de Herval d´Oeste e a entrada do bairro Jardim Alvorada em Joaçaba. O projeto técnico foi realizado sem custos aos cofres públicos. “Se fosse para cobrar a realização deste documento, seria necessário um investimento de mais ou menos 200 mil reais. Como entendemos a extrema necessidade, realizamos sem custos diretos, contando com o apoio de profissionais e empresas do setor” explicou Euclides.

O projeto prevê a construção de uma ponte de 156 metros de comprimento, sendo 11, 60 metros de largura, com pista de rolamento com 3,75 metros, maior do que as outras três pontes já existentes. “A idéia é fazer com a estrutura seja maior, para suportar um trafego mais intenso e pesado” ressaltou o engenheiro. A ponte terá a sustentação de seis apoios pórticos. No documento ainda constam todos os dados necessários para execução do processo de licitação e outros itens burocráticos e legais. Nos dados do projeto, serão necessários mais de seis milhões e meio para que a obra se concretize.

O Prefeito de Herval d´Oeste, Nelson Guindani, ressaltou que a nova ponte irá se somar a obra da avenida Beira Rio. “Com esses dois investimentos, iremos orientar o trafego de cargas pesadas que necessitam cortar Herval e Joaçaba, por um trecho segundário, mais seguro e rápido, mas principalmente, evitando que esse movimento concentre-se no centro de Joaçaba” avaliou o Prefeito.

Já para Rafael Laske, gestor municipal de Joaçaba, agora os esforços deverão se unir na busca de recursos que viabilizem a obra. “Assim como na execução do projeto, temos agora que juntar forças para garantir que a quarta ponte saia do papel o quanto antes.” Reforçou. Os próximos encaminhamentos, conforme sugestão do próprio secretário regional, é encaminhar o projeto para o Conselho de Desenvolvimento Regional, já no próximo encontro. “Temos certeza de que representantes do poder executivo estadual e federal saberão da importância dessa obra para a nossa região e não nos deixaram de atender. Iremos trabalhar de forma incessante para isso” declarou Laske.