Prefeito e Secretário de Ação Social entregam presentes a crianças do PETI.

Na última terça-feira (06), o Prefeito Rafael Laske e o Secretário de Ação Social, Waldemar Ronssen Jr, percorram os 3 núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, entregando bonés com a marca do PETI, a cerca de 250 crianças dos bairros Santa Tereza, Cruzeiro do Sul e Nossa Senhora de Lourdes. Cada criança e monitores do PETI receberam o presente alusivo ao dia da criança no próximo dia (12).

O PETI tem como objetivo contribuir para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil no País, atendendo famílias cujas crianças e adolescentes com idade inferior a 17 anos se encontrem em situação de trabalho. O Programa está inserido em um processo de resgate da cidadania e promoção de direitos de seus usuários, bem como de inclusão social de suas famílias, e o preparo dos jovens que freqüentam os núcleos no mercado de trabalho.

Apresentações artísticas marcaram as visitações nos PETIs. Segundo Waldemar Ronssen Jr. Secretário de Ação Social do município de Joaçaba, “o programa é um projeto do governo federal, mantido pelos municípios; e nesses casos em que os presenteamos, numa data que está próxima, em que muitas famílias não tem condições de presentear essas crianças. Este boné com a marca do PETI, reforça a mudança de vida que muitos deles já começam a passar. O poder público tem essa missão, eu como secretário e o prefeito, sempre fazemos questão de participar desses momentos de valorização do esforço dessas crianças”, disse. “Algumas crianças integrantes do PETI são muito carentes, e em épocas como essa, como o dia das crianças, muitas não possuem condições de presenteá-las nessa época do ano. Estamos fazendo nossa parte com muito amor e carinho, que é o presente maior que podemos oferecer para essas crianças”, complementa o Secretário.

De acordo com a coordenadora dos PETIs, Irene Moreira da Silva, “é uma satisfação muito grande poder oferecer um momento como este para essas crianças, trabalho a 21 anos no setor social, sinto-me realizada em participar e trabalhar para alegrar essas crianças que vivem numa situação difícil. Com essa atitude, a Administração, através do prefeito Rafael Laske, que sempre sai de seu gabinete para acompanhar nossos trabalhos, mostra sua sensibilidade também com as crianças, proporcionando um pouco de alegria e felicidade a elas", disse Irene.

A coordenadora dos PETIs ainda ressalta que mesmo crianças que não recebem bolsa PETI, podem freqüentar oficinas e desenvolver atividades dentro dos programas. “É só procurar um dos núcleos localizados nos bairros Santa Tereza, Cruzeiro do Sul e Nossa Senhora de Lourdes, e fazer a matrícula,” diz.

O Secretário lembrou do dia das crianças, neste próximo dia 12 dizendo, “todos temos um pouco de criança”. E ainda lembrou a todos do dia de Nossa Senhora Aparecida também comemorado no dia 12, e ainda o dia do professor no dia 15.

O prefeito Rafael Laske, parabenizou a Secretaria de Ação Social, pelo ótimo trabalho que vem realizando, bem como os trabalhos que vem sendo desenvolvidos nos núcleos. “Faço questão de comparecer a todas as visitas e entregas nos núcleos do PETI. Desejo um feliz dia da criança antecipado a todos. Trouxemos um belo presente para que vocês usem e cuidem”, disse.

“Este ano foi um ano bem conturbado, com muitos problemas que fugiram ao alcance de nossas mãos, como eventos climáticos, e de saúde; como a seca, chuvas e a gripe A. No ano que vem faremos ainda mais”, completa Laske.

PAULA PATUSSI / ASCOM