Projeto campeão em Feira de Matemática é da Escola Municipal Anita Lopes Vieira de Joaçaba.

Duas escolas municipais de Joaçaba, Rotary Fritz Lucht e Anita Lopes Vieira, participaram da X Feira Regional da Matemática, que aconteceu dia 23 de setembro, na Escola Frei Silvano na cidade de Água Doce. A participação da Escola Municipal Anita Lopes Vieira, contou com 3 projetos intitulados: “Calculando a Hidro Sustentabilidade”, referente a categoria de séries iniciais. O projeto foi destaque na Feira sendo um dos projetos que teve as melhores notas dos avaliadores, tendo como professoras Coordenadoras do Projeto: Jocelaine Viero Canalle e Cláudia Marien Arnhold, e os alunos expositores: João Vitor Kuhn, Mateus Luis Pretto e Vinícius Balbinote. Teve ainda a participação do projeto: “Matematizando o Universo”, também referente à categoria de séries iniciais, coordenados também pelas professoras Jocelaine e Cláudia; e alunos expositores: Jhonatan De Marco e Luan Hoeckele

Outro projeto destaque na feira, intitulado “A Magia de Matematizar as Borboletas”, referente a categoria de Educação Infantil, consagrou-se campeão e irá representar a Região de Joaçaba na XXV Feira Catarinense da Matemática que acontecerá dias 04, 05 e 06 de novembro na cidade de Rio do Sul. Os alunos expositores do projeto foram: Lucas Bernardi e Maria Julia Casagrande da Silva, tendo como professoras coordenadoras: Francieli Caricimo Lago e Claudia Marien Arnhold.

O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Anita Lopes Vieira, com os alunos da turma da educação infantil, com idade de três a seis anos. Segundo a professora Francieli Lago, o desenvolvimento do projeto aconteceu a partir da narração de histórias realizadas no Jardim da Igreja. “Durante esta atividade as borboletas estavam dando um show com suas múltiplas cores e seus rodopios ao ar. As crianças ficaram encantadas com tanta beleza, curiosas para saber como as borboletas nascem, como se reproduzem, porque são coloridas. Para saciarmos a curiosidade das crianças iniciamos o estudo sobre as borboletas com poesias, uma delas foi “As Borboletas”, do autor Vinícius de Moraes; as crianças se envolveram ainda mais quando fomos a Biblioteca Municipal para conhecermos a biografia do autor’, diz. Com o objetivo de conhecer as diferenças entre as borboletas e as mariposas e a suas relações com a natureza, as professoras buscaram esclarecer alguns questionamentos como: Qual o alimento das borboletas? Qual é a primeira refeição das borboletas quando elas nascem? Quanto tempo elas vivem? Como ocorre a metamorfose das borboletas? Porque as borboletas são ativas durante o dia e as mariposas são ativas durante a noite? Porque são coloridas? Em quantas partes é dividido o seu corpo? E que flores as borboletas mais gostam?

Segundo a Coordenadora Pedagógica da escola, Claudia Marien Arnhold, para estes esclarecimentos foram utilizados instrumentos que a matemática e a interdisciplinaridade do tema proporciona, através de pesquisas na internet nas aulas de informática, produção de histórias, construção de livros, situações problemas envolvendo adição e subtração, numerais, quantidade, coletas de insetos para comparar as semelhanças e diferenças com as borboletas, uso do calendário e do relógio no tempo de vida do inseto, transformação, jogo da amarelinha, confecção de borboletas com garrafas pet, frases, textos coletivos, construção e resolução de problemas no jardim matemático e observação da metamorfose de uma lagarta. “Durante o desenvolvimento desse trabalho percebeu-se que as crianças mostraram grande empenho, interagindo nas atividades, deste modo internalizando os conhecimentos, tornando o processo de ensino-aprendizagem prazeroso”, salienta Cláudia.

“Concluiu-se que foi possível perceber que a beleza das borboletas que encantou as crianças propiciou a elas aprenderem matemática brincando, pesquisando e compreenderam que manter a integridade do ambiente é fundamental a existência não só das borboletas, mas de todos os seres vivos do nosso planeta. Deve-se respeito e cuidado sempre com a natureza, lembrando que precisamos ser como um campo de flores bonitas, pois todas as borboletas que cruzarão nosso caminho jamais continuarão a jornada sem carregar nelas um pouco do nosso perfume”, ressaltam as professoras Cláudia e Francieli.

Todos os projetos que participaram da X Feira Regional da Matemática, que aconteceu no dia 23 de setembro, foram trabalhados em sala de aula com os alunos. “Todos os professores e alunos estão de parabéns, pois se prepararam muito, estudaram, pesquisaram e apresentaram seus projetos representando as escolas municipais de Joaçaba com muita responsabilidade e disciplina. Parabéns a todos!” disse o Secretário de Educação, Sérgio Lazzarini.

PAULA PATUSSI – ASCOM PMJ