Semana do Trânsito encerra em Joaçaba.

A Semana Nacional de Trânsito comemorada no município entre os dias 21 á 26 de setembro, encerra as atividades com espetáculo teatral com fantoches.

Os bonecos do Grupo Teatral Encena Tran de São José, encerraram nesta quinta-feira (24) a Semana do Trânsito em Joaçaba. Daiane Guedes e Carolina Eliza de Souza são guardas municipais, e manipularam os fantoches Belina e Fusquinha, encenando o espetáculo “Atravessando a rua”, que teve como objetivo principal levar lições de educação para o trânsito e transportes aos alunos das escolas de Joaçaba. Cerca de 1500 alunos da rede municipal, estadual e particular, assistiram as apresentações que iniciaram pela manha e terminaram na tarde desta quinta.

Durante a encenação os fantoches mostraram alguns obstáculos que as crianças normalmente enfrentam no caminho para a escola e no retorno para casa e deram dicas sobre como os pequenos devem proceder para percorrer todo o trajeto com segurança. A peça teatral trouxe de maneira lúdica e com linguagem apropriada para crianças de até 10 anos, como deve ser feita uma travessia segura da faixa de pedestre, o uso correto do cinto de segurança e sua importância, o respeito à sinalização de trânsito, a utilização correta do transporte coletivo urbano (ônibus), dicas de segurança e explicaram o porquê dos pequenos terem que andar no banco traseiro do carro.

O Grupo Teatral Encena Tran, foi formado em 2005, pelas guardas municipais Daiane e Carolina de São José, e desde o ano passado já apresentou o espetáculo “Atravessando a rua”, para cerca de 11.500 alunos em Santa Catarina.

“As crianças cobram dos pais, são multiplicadores, lembram os colegas e familiares desde a utilização do cinto de segurança até dos cuidados em se atravessar a rua”, ressalta Daiane, falando do projeto teatral que surgiu com a necessidade de orientar as crianças principalmente na saída das escolas. “Nossos colegas também guardas municipais de Florianópolis, Palhoça e de São José, verificavam que as crianças não tinham atenção quando atravessavam a faixa, ou até mesmo quando desembarcavam dos carros, com essas informações, tivemos a idéia de criar esse espetáculo”, diz.

Todas as ações programadas para a Semana Nacional de Trânsito em Joaçaba neste ano foram destinadas aos alunos das escolas do município. “Os jovens são excelentes multiplicadores de informações, por isso, voltamos as nossas ações durante essa semana especificamente para eles”, explicou o Diretor de Trânsito, Ricardo Miranda.

A Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente no mês de setembro, como forma de alertar a sociedade para a conscientização sobre o respeito às leis de trânsito. A imprudência, a negligência e a imperícia humana são os principais fatores responsáveis pelos acidentes de trânsito com vítimas fatais. A violência no trânsito poderia ser evitada se, ao compartilharem o espaço público, os cidadãos refletissem de forma coletiva, em favor do bem comum.

E neste ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elegeu o tema “Educação para o Trânsito”. O intuito foi enfocar valores como gentileza, cooperação, tolerância e solidariedade, entre outros tão importantes na construção de um trânsito seguro e harmonioso. Em Joaçaba, o CIRETRAN, em parceria com as Secretarias de Educação e Trânsito, realizou várias atividades de conscientização, entre os dias 21 a 26 de setembro, envolvendo cerca de 3000 mil alunos da rede pública municipal e estadual, e escolas particulares do município.

De acordo com Ricardo Miranda, Diretor de Trânsito da Prefeitura de Joaçaba, “a finalidade com a realização dessas atividades, e em parceria com a Secretaria de Educação e o CIRETRAN é assegurar um trânsito seguro para todos", destaca. O secretário aposta na possibilidade de sensibilizar os condutores a adotarem conduta responsável no trânsito e estimular a construção de uma cultura de paz, além de despertar cada cidadão a atuar como agente transformador das relações sociais entre motoristas e pedestres. “Nosso objetivo é promover um trânsito seguro por meio da educação, e nada mais correto do que despertar esse sentimento de segurança nas crianças e jovens de nossa cidade”, disse.

O Secretário de Educação, Sérgio Lazzarini ressalta que a realização de atividades lembrando a Semana do Trânsito no município, mostra preocupação com a qualidade de vida e a segurança daqueles que circulam pelas vias públicas. “Devemos ter consciência que o trânsito desenvolvido com educação beneficia a todos”, diz. Ainda segundo Lazzarini, “algumas atividades que foram realizadas na Semana de Trânsito em Joaçaba, tiveram o sentido de promover, a toda população, através palestras e apresentações, voltadas para os alunos de Joaçaba, iniciativas focadas em valores como respeito, gentileza, cooperação, colaboração, tolerância, solidariedade e amizade, valores presentes nas atitudes educadas e tão importantes ao trânsito seguro e harmônico”.