Alunos de Joaçaba assistem aulas dentro de ônibus ecológico.

Há 5 anos a atividade faz parte do projeto Eco-ônibus realizado pela FATMA.

Em meio às comemorações do dia da árvore, que estão sendo realizadas no município, a Assessoria de Meio Ambiente, programou uma série de atividades, envolvendo principalmente alunos das escolas joaçabenses, cerca de 500 alunos deverão passar pelo veículo, onde também receberão material educativo, que abordam temas como fauna, flora, água, lixo, aquecimento global, poluição, entre outros.

O eco-ônibus da FATMA permanecerá até este dia 24 (quinta-feira), na praça em frente à Prefeitura de Joaçaba, este eco-ônibus já percorreu milhares de quilômetros em Santa Catarina, exibindo vídeos educativos, palestras e teatro de fantoches sobre a importância da preservação ambiental. Mais de 20.000 crianças já visitaram o eco-ônibus em nosso Estado. O horário de atendimento é das 8 às 11:30 e das 13:30 as 17horas.

As atividades realizadas durante a Semana da Arvore são muito importantes, para levar as pessoas a uma reflexão, e a conscientização da importância da manutenção do planeta Terra para os seres vivos; e o relacionamento da humanidade com a natureza, que vem hoje culminado numa forte pressão sobre os ambientes naturais. “Há décadas o aquecimento global era apenas uma hipótese; hoje é uma realidade incontestável. Não resta dúvida que o “efeito estufa” seja a principal causa do aquecimento global. O maior desafio deste século é de se encontrar alternativas para que, se possa promover o desenvolvimento sem alterações significativas no meio ambiente”, ressalta a assessora de Meio Ambiente, Shely Baggio. Segundo ela a educação ambiental constitui-se num dos instrumentos mais importantes para viabilizar a sustentabilidade, como estratégia de sobrevivência do Planeta.

Para a Diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Terezinha Topanotti, a educação ambiental tem a finalidade de criar uma consciência, “além de adotar novos comportamentos e valores com o intuito de conservar a biosfera, os valores éticos, assim como o patrimônio cultural e natural. Para os alunos que durante essa semana visitaram o eco-ônibus, essa idéia de consciência e de preservação do meio ambiente, fica ainda mais clara, pois aliada as atividades que são feitas nas escolas, eles podem assimilar as informações obtidas nesta visita ao veiculo, passando a família o que aprenderam, tornando-se cidadãos comprometidos com a preservação da natureza, que é a principal meta desse projeto realizado pela FATMA.

O Eco-Ônibus começou a funcionar em junho de 2005 e tem um espaço para exibição de vídeos educativos e palestras. O veículo faz parte do projeto de Educação Ambiental Itinerante da Fatma, já rodou 25 mil quilômetros e atinge prioritariamente as crianças da rede estadual durante o ano letivo. A geógrafa Cleide Torquatto, explica que o projeto é despertar a consciência ecológica nas comunidades que estão ao redor das Unidades de Conservação da Fatma. “Os visitantes do Eco-Ônibus podem assistir a vídeos direcionados para o público infantil, outro sobre o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e também assistir ao teatro de fantoches realizados pelos próprios técnicos”. Queremos mostrar para as pessoas que elas têm um grande poder de fiscalização”, complementa.

No dia 25, será realizada uma visita no Bairro Armindo de Medeiros Haro, juntamente com a equipe da professora Silvia Ouriques, que contará com alunos do colégio Santíssima Trindade. Nessa data também feito um acompanhamento das espécies nativas plantadas na semana da árvore de 2008 (dia 19/09/2008). Naquela data seiscentas mudas de árvores frutíferas e nativas foram plantadas nos arredores das casas de todo o bairro. “Neste ano, vamos avaliar a pega das mudas e, caso necessário, realizar o plantio de novas espécies onde não vingaram no ano passado. A idéia é arborizar o Bairro.” Explicou.