Entregue projeto do acesso Adolfo Zigueli

No final da tarde desta segunda-feira, o Prefeito Rafael Laske,, recebeu das mãos do engenheiro Euclides Albuquerque o projeto de revitalização do pavimento do acesso Adolfo Zigueli, que liga o centro de Joaçaba à BR 282. “Trata-se do primeiro passo de uma grande obra, aliás, de uma obra de extrema necessidade para toda a cidade. Com esse projeto em mão, fica mais fácil lutar para obter recursos das outras esferas do poder público, como o Governo Federal e Estadual” falou o Prefeito.

O projeto, prevê uma revitalização completa do trecho de dois quilômetros e setecentos metros. “É preciso se pensar com carinho nessa obra, porque ela se faz necessária em função do estado atual do pavimento, caracterizado pelo desgaste excessivo do revestimento e o comprometimento de diversos segmentos incapazes de atender às suas funções de conforto ao rolamento, impermeabilidade e transferência de carga ao longo da estrutura” explicou o engenheiro.

A necessidade constante de serviços de tapa buracos, resulta em um custo de manutenção alto e que não resolve de forma concreta o problema. A grande quantidade de trafego também, acaba fazendo com o acesso Adolfo Zigueli, sofra de forma intempestiva e principalmente, submeta os usuários a riscos de acidentes.

O projeto, visa única exclusivamente a recuperação funcional do revestimento bem como a segurança do trecho além de melhorias nos problemas de fluxo de veículos que interfere diretamente no tráfego do local. No documento está previsto a implantação de terceira pista e quatro trechos da extensão que se inicia no acesso ao bairro Vila Pedrine e vai até o entroncamento da BR 282. Além da implantação da terceira faixa em locais específicos, está previsto no projeto trabalho de terraplanagem, drenagem, bueiros, restauração de pavimentação e sinalização horizontal e vertical.

O custo previsto da obra segundo o projeto passa a marca dos dois milhões de reais, em virtude da necessidade da pista adicional. Em três pontos definidos pelos técnicos o custo está dentro de um padrão para obras dessa natureza, mas já em trecho especifico, que compreende o trevo do Bairro Boa Vista até à alguns metros sentido centro. “Nesse local, é necessário grandes intervenções no terreno. Para se ter uma idéia, esse ponto que corresponde a pouco mais de 700 metros, responde por mais de 50% do custo total da obra” revela o engenheiro.

O projeto estando pronto, não impede que alterações sejam realizadas, mas a intenção da administração é realizar a obra exatamente como prevê o projeto. “Agora vamos para uma etapa onde iremos mostrar como o acesso Adolfo Zigueli precisa de atenção e principalmente prioridade. O que depender de mim, irei fazer o máximo para obter os recursos necessários, para o quanto antes os trabalho começarem” finalizou o Prefeito Rafael.