Em Joaçaba Semana Trânsito inicia nesta segunda-feira.

Entre os dias 21 á 26 de setembro atividades marcarão a Semana do Transito na cidade. 

A Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente no mês de setembro, como forma de alertar a sociedade para a conscientização sobre o respeito às leis de trânsito. A imprudência, a negligência e a imperícia humana são os principais fatores responsáveis pelos acidentes de trânsito com vítimas fatais. A violência no trânsito poderia ser evitada se, ao compartilharem o espaço público, os cidadãos refletissem de forma coletiva, em favor do bem comum.

E com esse objetivo, neste ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elegeu o tema Educação para o Trânsito. O intuito é enfocar valores como gentileza, cooperação, tolerância e solidariedade, entre outros tão importantes na construção de um trânsito seguro e harmonioso.

Em Joaçaba, o CIRETRAN, em parceria com as Secretarias de Educação e Trânsito, realizará várias atividades de conscientização, entre os dias 21 a 26 de setembro, envonveldo cerca de 3000 mil alunos da rede pública municipal e estadual, e escolas particulares do município.  

"Essas parcerias são fundamentais para realizarmos um trabalho consolidado, e pensando nisso, confeccionamos uma cartilha educativa, gratuita, que esta sendo entregue nas escolas dos municípios de Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna, onde os alunos podem de forma lúdica, entender e praticar as leis de trânsito; acreditamos que dessa forma os objetivos da Semana Nacional de Trânsito sejam alcançados com êxito, focando nossos esforços nas crianças e jovens, que além de assimilarem as informações, levam para casa o que aprendem", frisou o Edson Luiz Mooshammer, Diretor da Ciretran da região de Joaçaba. 

De acordo com Ricardo Miranda, Diretor de Trânsito da Prefeitura de Joaçaba, no decorrer da Semana Nacional de Trânsito haverão pedágios e panfletagens educativas nas principais vias de acesso à cidade. "Nossa finalidade com a realização dessas atividades, e em parceria com a Secretaria de Educação e o CIRETRAN é assegurar um trânsito seguro para todos", destaca.

A expectativa do secretário é que as ações como essa realizada em Joaçaba, em defesa da educação no trânsito resultem em todo o país na redução do número de acidentes. Ele aposta também na possibilidade de sensibilizar os condutores a adotarem conduta responsável no trânsito e estimular a construção de uma cultura de paz, além de despertar cada cidadão a atuar como agente transformador das relações sociais entre motoristas e pedestres. “Nosso objetivo é promover um trânsito seguro por meio da educação”, disse.

O Secretário de Educação, Sérgio Lazzarini avalia que a “educação no trânsito” está ligada às relações de convivência e pode ser considerada como um campo fértil para a legitimação de valores éticos e morais. “Este projeto é mais uma preocupação com a qualidade de vida e a segurança daqueles que circulam pelas vias públicas. Devemos ter consciência que o trânsito desenvolvido com educação beneficia a todos”, diz. Ainda segundo Lazzarini, “algumas atividades que serão realizadas na Semana de Trânsito em Joaçaba, tem o sentido de promover, à toda população, através palestras e apresentações, iniciativas focadas em valores como respeito, gentileza, cooperação, colaboração, tolerância, solidariedade e amizade, valores presentes nas atitudes educadas e tão importantes ao trânsito seguro e harmônico”.  

Programação

A programação do evento conta com uma série de atividades que vão ser desenvolvidas na cidade. Os estudantes vão receber palestras, espetáculos de teatro de fantoches, e ainda terão a oportunidade de com a cartilha confeccionada pelo CIRETRAN, aprender e participar de um sorteio. Os alunos que destacarem a última pagina da cartilha, e pintar os desenhos, respondendo a uma pergunta, poderão concorrer a duas cestas, com produtos de patrocinadores da cartilha.

No dia 22 (terça-feira), acontecerá palestra com a Dr. Irene Rios da Silva, Escritora e Consultora na área de Educação para o Trânsito, Especialista em Metodologia de Ensino. Durante todo o dia serão realizadas mini palestras, para que todos os alunos possam participar. A palestra será realizada no Teatro Alfredo Sigwalt.  No dia 24, (quinta-feira), haverá apresentação de peça teatral com fantoches, no Teatro Alfredo Sigwalt, para as crianças com idade de 04 a 09 anos, de escolas públicas municipais e estaduais e instituições privadas.  

 PAULA PATUSSI – ASCOM