Semana da árvore inicia-se nesta segunda

Joaçaba: 18/09/09: Na próxima semana a Prefeitura Municipal de Joaçaba, através da Assessoria de Meio Ambientes, estará celebrando as comemorações do dia da árvore, que tem como data base o dia 21 (segunda-feira). Uma série de atividades estão sendo programadas, envolvendo principalmente uma significativa parcela de pessoas especiais na comunidade. Segundo a assessoria de Meio Ambiente, Shely Baggio, a idéia é desta vez reunir os grupos de terceira idade em prol das atividades. “Como na semana do meio ambiente, contamos com a participação efetiva de estudantes das escolas de Joaçaba, os planos agora são de reunir essa outra gama importante de nossa sociedade, que é ativa e muito atuante. Mas isso não significa que os resto da comunidade e também os estudantes não possam participar, contamos com a presença de todos” destacou.

Como primeira atividade está previsto uma caminhada ecológica no Parque Municipal do Vale do Rio do Peixe, localizados nas proximidades do NUPERAJO. O horário de partida está previsto para as 14horas no Nuperajo.

Nos dias 22, 23 e 24 de setembro estará na praça em frente à Prefeitura de Joaçaba um eco-ônibus da FATMA que já percorreu milhares de quilômetros em nosso Estado, exibindo vídeos educativos, palestras e teatro de fantoches sobre a importância da preservação ambiental. Mais de 20.000 crianças já visitaram o eco-onibus em nosso Estado. O horário de atendimento sera das 8 às 11:30 e das 13:30 as 17horas.

No dia 25, será realizada uma visita no Bairro Armindo de Medeiros Haro, juntamente com a equipe da professora Silvia Ouriques, que contará com alunos do colégio Santíssima Trindade. Nessa data também feito um acompanhamento das espécies nativas plantadas na semana da árvore de 2008 (dia 19/09/2008). Naquela data seiscentas mudas de árvores frutíferas e nativas foram plantadas nos arredores das casas de todo o bairro. “ Neste ano, vamos avaliar a pega das mudas e, caso necessário, realizar o plantio de novas espécies onde não vingaram no ano passado. A idéia é arborizar o Bairro.” Explicou.

A Semana da Arvore é muito importante, para levar as pessoas através de uma reflexão a se conscientizarem da importância da manutenção do planeta Terra para os seres vivos. O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte pressão sobre os ambientes naturais. Há décadas o aquecimento global era apenas uma hipótese; hoje é uma realidade incontestável. Não resta dúvida que o “efeito estufa” seja a principal causa do aquecimento global. O maior desafio deste século, é de se encontrar alternativas para que se possa promover o desenvolvimento sem alterações significativas no meio ambiente. A Educação Ambiental constitui-se num dos instrumentos mais importantes para viabilizar a sustentabilidade, como estratégia de sobrevivência do Planeta.

Tem por finalidade criar uma consciência, comportamentos e valores com o intuito de conservar a biosfera, salvaguardar os valores éticos, assim como o patrimônio cultural e natural, compreendendo os sítios históricos, as obras de arte, os monumentos e lugares de interesse artístico e arqueológico; o meio natural e humano.

Paulo Afonso Silva.

(49)9922 7675 / 8421- 4299 / (49)9143-5236